WotC, WizKids e a batalha pelos CSG

A Wizards of the Coast anunciou nesta semana que recebeu a patente dos CSG – Constructible Strategy Games, algo como Jogos de Estratégia Montáveis, como pode ser conferido aqui. Os CSG podem ser descritos como jogos de tabuleiro cujas peças são compostas por componentes e partes menores, e o exemplo mais conhecido é o Pirates of the Spanish Main da WizKids Games, lançado em 2004 e primeiro jogo a adotar o nome de CSG, ainda que ES modelo exista desde meados da década de 90 com a série ZCardz.

O primeiro jogo da WotC nesta categoria será TRANSFORMERS 3D Battle-Card Game, com o lançamento anunciado para 2 de Junho. O estranho disso tudo é que enquanto a WotC esta para lançar seu primeiro CSG, a WizKids já lançou dois jogos do tipo além do Pirates of the Spanish MainRocketmen e Race Day ambos de 2005. Para complicar a situação a WizKids já havia anunciado em Fevereiro o lançamento do Star Wars Pocketmodel Trading Card Game, aparentemente um CSG que foi nomeado como TCG para driblar questões jurídicas sobre a licença parcial que a WotC tem sobre Star Wars, e que seria um concorrente direto do Star Wars Miniatures.

Enfim uma confusão imensa e sobre um assunto que não domino muito bem. O Chris Pramas escreveu um post bacana sobre o tema do qual tirei muitas informações, e resta a dúvida se a WizKids vai dar continuidade a guerra dos direitos contra a WotC ou perder seu maior filão.

Comments are closed.