Vídeos e Capas

Tanto o site da WotC com o dndinsider.com permanecem fora do ar. No entanto o blog da Wizards sobre a Gen Con está ativo, e com os vídeos da apresentação da 4ª edição salvos no YouTube, ou seja, ainda podem ser assistidos apesar da sobrecarga e confusão no site da editora.

 

O vídeo 1 fala do objetivo da nova edição de tornar o jogo mais dinâmico, mostra a capa dos três livros básicos, e fala um pouco sobre o avanço dos personagens – serão agora 30 níveis ao invés de 20, e cada nível receberá algo significante, provavelmente novas habilidades de classe e coisas do tipo. O vídeo aborda também a questão da ênfase no papel de cada personagem dentro do grupo e a menor dependência de magos e clérigos de suas magias. Finalmente o vídeo fala um pouco da divisão em quatro partes do D&D 4ª edição:

  • Produtos físicos: Livros de regras, aventuras, suplementos, miniaturas
  • Jogos Simultâneos: Living Campaigns da RPGA, eventos e convenções, onde diversos grupos jogam um mesmo cenário ou aventura.
  • Comunidade: Organizada principalmente através do Gleemax
  • Ofertas Digitais: Principalmente através do dndinsider.com, com ferramentas de criação de personagens e aventuras, material extra que complemente os livros físicos, artigos e versões online das revistas Dragon e Dungeon.

O vídeo 2 é bem menos bacana e fala quase que exclusivamente da ferramenta para jogar D&D online através do dndinsider.com o chamado Digital Tabletop. O tabletop não é um jogo isolado, mas sim uma ferramenta, que pareceu bonita mas muito simples – pela proposta de integração que a WotC esta tentando vender achei que teríamos algumas coisas mais ousadas. Vamos ver os próximos previews da ferramenta.

 

Pelos vídeos, capas e tudo que foi falado até aqui, acho que a 4ª edição será muito divertida e interessante. Achei muito foda o momento no vídeo 1 quando o Bill Slavicsek diz que a 4ª edição é antes de tudo uma “evolução no game design, não um novo sistema” e acho que se as coisas não descambarem para uma simplificação exagerada teremos algo realmente muito bom em 2008.

 



A única parte que ainda não me animou em nada foi o
dndinsider.com e seus recursos mostrados até então. Existe também a questão da mensalidade – sejamos sinceros $10,00 por mês não é muito para a maioria dos jogadores de RPG, mas pensar que um grupo formado por um mestre e cinco jogadores vai deixar na conta da WotC mensalmente $60,00 por artigos, criador de personagens e coisas do tipo é meio sem noção. Com essa grana daria para comprar dois suplementos de Eberron todo mês, e isso sem nem entrar na questão que existe um mundo fora do D&D cheio de coisas legais para serem compradas!

Comments are closed.