As editoras gringas e a 4ª edição

É certo que as principais editoras gringas que já lançam produtos D20 vão pular para o barco da 4ª edição. Mas a pergunta de 1 milhão de dólares (na verdade de apenas 5 mil) é: quando?

Desde a divulgação da WotC que a liberação da SRD e OGL será feita em duas fases, se especula quais editoras vão pagar pelo direito de lançar livros em 2008, e se o pagamento da taxa de 5000 dólares vai valer a pena em termos de vendas e destaque para os lançamentos.

Algumas editoras já publicaram seus pontos de vista e comentários, mas poucas responderam diretamente se vão ou não aderir à Fase 1 da licença e lançar seus produtos em 2008.

A Green Ronin, velha favorita do nerd que vos escreve, ainda esta em cima do muro. Chris Pramas escreveu em seu blog sobre sua avaliação sobre a posição da WotC e do que se sabe até agora sobre a licença e as regras da nova edição. No fim das contas ele meio que concluí que se sabe muito pouco sobre as regras e o esquema da 4ª edição para desembolsar 5 mil dólares e fala que a situação ainda esta em aberto. O post foi comentado na ENWorld, em uma das discussões mais chatas que eu já vi por lá, o que levou nosso amigo Pramas a escrever outro post explicando as dificuldades e responsabilidades de se manter uma editora (ou restaurante :), que ele admira a equipe da WotC, mas que a situação da editora sobre a 4ª edição em 2008 ainda é incerta. Querendo ou não, a posição da GR define a uma importante editora de PDFs, a Adamant Entertainment, que inclusive estava presente na reunião com os membros da WotC sobre a liberação da licença, já que a editora funciona como uma imprint da Green Ronin.

A Paizo, cuja principal publicação atualmente é a revista Pathfinder também não se decidiu ainda. Erik Mona postou nos fóruns da editora que ainda estão estudando as possibilidades e esperando “que todas as cartas sejam colocadas na mesa”. Mas se eu tivesse que chutar, tanto pela impressão que a mensagem me passou, como pela própria posição favorável da Paizo no mercado – afinal é muito mais fácil e rápido lançar revistas que livros, e com todo o prestígio adquirido com as revistas Dragon e Dungeon, acho que eles vão entrar na fase 1 sim, e lançar material da 4ª edição em 2008. Além disso, a Paizo e a Necromancer Games possuem uma parceria para a publicação da aventura Tegel Manor, que será inclusive uma das primeiras da 4ª edição a serem lançadas, isso porque…

A Necromancer já confirmou sua entrada na 4ª edição ainda em 2008, com direito a lista de produtos e tudo mais. Se não me engano eles foram os primeiros a fazê-lo, e estão com alguns produtos bem legais anunciados.

A Goodman Games também confirmou seu lugar na lista das editoras que vão lançar produtos da 4ª edição este ano, como a série Dungeon Crawl Classics e algumas outras coisas que não entendi muito bem se só serão lançadas em 2008, ou usarão as regras da 4ª edição, como uma caixa de XCrawl.

Finalmente a favorita do público, a boa e velha Mongoose! Para a alegria de milhares de fãs, parece que a editora vai ficar fora da 4ª edição em 2008. Matt Sprange levantou um monte de dúvidas e questões relevantes em um texto bacana, e concluí que deve esperar um pouco mais para fazer a decisão final. mas se novamente eu tivesse que chutar, acho que não teremos os quintessentials e slayer guides em 2008. Sem choro por favor ok?

Fico curioso com o que farão as outras editoras médias, em especial a Fantasy Flight Games e Privateer Press. Devemos ouvir delas, e mais um bocado das editoras acima, nas próximas semanas.

Um Comentário

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Devemos ouvir também o que as editoras brazucas como a Jambô, Conclave e outras que trabalham com a linha D20 estão reagindo a tais noticias.

Comments are now closed for this article.