Mais más noticias sobre a SRD

Nos fóruns da WotC, quando alguém perguntou se as pessoas ainda poderiam usar apenas o SRD para jogar D&D, Andy Collins respondeu que a nova SRD não ira substituir o Players Handbook. Logo depois Scott Rouse entrou na conversa e adicionou o seguinte a resposta à anterior:

To elaborate on what Andy said:

The 4e SRD will be a “reference document” for publishers working under the 4e OGL to know what content can be used in their own products. It will reference sections and passages from 4e D&D books and will also contain table/formating guidelines like the monster stat block to allow for consistency among products.

It will not be a stripped down core rulebook (PHB) that largely allows you to play D&D.

I hope this answers the question : )

Esse pacote de noticias sobre a SRD e OGL tem se saído cada vez pior. Se antes quem havia sentido o golpe foram as editoras, agora a questão se volta para os jogadores, que não mais terão uma SRD bacana e completa, com praticamente toda a mecânica do Players Handbook. Pelo que eu entendi a nova SRD será muito mais um guia e index de partes e seções dos livros básicos, o que não deve ser a coisa mais útil do mundo para os jogadores em geral.

Eu não sou daqueles caras que curtem jogar D&D só com a SRD. Tenho meus livros da 3.5 e pretendo comprar os básicos da 4ª edição, assim como muita gente. Mas sempre achei legal a possibilidade do cara poder jogar apenas com a SRD, algo que eu nunca fiz mas no qual não vejo nada de errado, pelo contrário. No que essa mudança vai me afetar na verdade é o fim da comodidade de poder consultar algumas coisas dos livros básicos de qualquer computador, ou de não ter que abrir meus livros toda vez que for preparar um encontro ou aventura. Talvez o D&D Insider tenha alguma ferramenta tão bacana e organizada como um Hypertext d20 SRD, mas mesmo assim, mais uma comodidade até então gratuita que se tornaria um serviço pago…

Enfim, essas noticias dos últimos dois dias não têm sido nada boas, e me colocaram com os dois pés atrás com relação a liberdade e flexibilidade das novas OGL e SRD, o que a médio e longo prazo afeta, e muito, os produtos que teremos das outras editoras que produzem livros d20.

Comments are closed.