What You Need to Know About Dungeons & Dragons 4th

A Wizards colocou em seu site o panfleto “What You Need to Know About Dungeons & Dragons 4th edition” que esta sendo distribuído na D&D Experience, com 13 tópicos sobre as regras da nova edição.

Algumas observações interessantes:

  • Além das velhas conhecidas free actions, agora também existem as minor actions, usadas para coisas como sacar uma arma ou abrir uma porta, e as triggered actions, como ataques de oportunidades e ações preparadas.
  • A healing surge não apenas cura o personagem em uma ação padrão, mas também o dá +2 em todas suas defesas por uma rodada.
  • O descanso foi divido em dois agora: curto, que dura 5 minutos e é o suficiente para os personagens recuperarem seus poderes por encontro e usarem seus healing surges para ficarem bem; e o longo, que exige 6 horas e é o equivalente a uma parada para “dormir” que temos atualmente, com a diferença que recupera todos os pontos de vida, além dos healing surges e poderes com usos diários. Curti demais o descanso rápido, uma idéia simples e que efetivamente já acontece nos jogos que participo – depois da pancadaria geralmente a galera conversa sobre o que rolou, pega o loot e levanta os destruídos antes de partir para a próxima.
  • Os testes de resistência ficaram mais simples (e piores) como no D&D Minis – para acabar com um efeito contínuo (como veneno ou paralisia), o jogador rola o d20 todo turno, e encerrando o efeito se tirar 10 ou mais. Só isso, sem somar nível, bônus de atributo, nada…
  • Criaturas com alcance maior que 1 quadrado só os ameaçam em seus turnos. Isso acaba com a mamata de ganhar ataques de oportunidade quando os oponentes se aproximam para te dar porrada.
  • Se os saves ficaram ruins igual no D&D Minis, a carga ficou ótima igual o D&D Minis! Agora a carga é uma ação padrão que permite ao personagem se deslocar apenas seu movimento. E a carga agora pode ser feita através de terreno difícil.

4 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. phil souza disse:

    Bom, eu simplesmente bani a regra de bater quando o cara entra na sua área de ameaça caso ela é maior que 1 quadro. Sempre achei irritante.

  2. CF disse:

    Sabe que esta regra não existe, né?

    Você bate quando o cara _sai_ de uma área que você ameaça. Daí a vantagem de criaturas e armas com alcance.

  3. Rocha disse:

    Quando ele saí de um quadrado : )

    Agora a vantagem de uma arma de alcance vai ser bem menor, até porque não existem mais as full round actions, então mover e bater não será mais um grande problema

  4. Daniel disse:

    É CF, só que vc leva AdO caso se movimente na área de alguém. Ou seja, se aproximar de alguém com um alcance maior que o seu provoca. =D

Comments are now closed for this article.