FAQ e Entrevista Sobre a GSL

Ok, atrasado eu sei. Mas ainda assim acho que tanto a entrevista feita através de perguntas enviadas por usuários da ENWorld como o FAQ postado no site da Wizards, com basicamente as mesmas questões de forma mais sintética são muito importantes para dissipar pelo uma parte da confusão criada por uma série de declarações desencontradas de funcionários e parceiros da empresa.

Finalmente as coisas tomaram um rumo melhor, e a WotC vai vincular a adesão a nova GSL através das linhas de produtos, e não por editora como se temia. Assim poderemos ter por exemplo o Pathfinder RPG da Paizo para 3.5, mas também as famosas aventuras da editora e mais algum material para a 4ª edição, ou ainda que a Green Ronin mantenha suas bem sucedidas linhas OGL – Mutants & Masterminds e True20, mas também lance suplementos para a nova edição do D&D. Na verdade o Chris Pramas respondeu ao FAQ da Wizards sinalizando que agora, sem taxa de 5 mil dólares e necessidade de escolher entre o fim de suas linhas, existe uma grande chance que a GR entre na onda da 4ª edição.

Mas talvez a pergunta mais reveladora tenha ficado apenas na entrevista da ENWorld:

Q. What products would WotC like to see come out of the third party publishers that they are not currently interested in producing themselves?

A. The easy answer is we want to see quality products that support 4th Edition D&D. I’m guessing you want specific examples, right? The GSL is designed for publishers to make Adventures, “Fluff,” Campaign settings, Alternate Classes, Races, Monsters, Paragon Paths, Epic Destinies, and other creative supplemental products.

Já é certo que a Wizards aprendeu a lição com a OGL, que permitia muito mais coisas, como jogos totalmente novos tal qual o M&M ou ainda jogos de fantasia medieval que dispensavam completamente os livros básicos de D&D com o Iron Heroes, e agora muita coisa deve mudar. Eu aposto que eles serão muito mais claros no que é permitido pela nova GSL, principalmente no quesito de novos cenários de campanha.

Mas parece que finalmente a novela da GSL chega a um fim, pelo menos até o dia 6 de Junho, quando ela será divulgada.

E no Covil o FAQ da Wizards pode ser conferido em versão traduzida.

Comments are closed.