D&D Compendium lançado

Essa semana o D&D Compendium, uma das ferramentas do D&D Insider, começou a funcionar. O site descreve o Compendium como um banco de dados com todos os elementos de regras do D&D, com raças, classes, talentos, poderes, etc, publicados em livros impressos e nas revistas online da Wizards.

Após alguns minutos de buscas é possível ver que isso é apenas parcialmente verdade, pelo menos por enquanto. O D&D Compendium é uma ótima ferramenta para jogadores, e se o objetivo era este público, então realmente a ferramenta cumpre o que promete.

Vamos fazer um teste, e procurar “warlord”. O resultado sempre vem dividido em 9 abas (races, classes, powers, feats, items, skills, rituals, paragon paths, epic destinies). Os resultados de cada aba são de termos (ou entradas) que tem em sua descrição a classe warlord, como por exemplo os Eladrin aparecem por conta da parte “Play a Eladrin if you want…to be a member of a race that favors the wizard, rogue, and warlord classes” da descrição da raça.

Ok, hora de clicar na aba de classes e ir no warlord. A descrição da classe é absolutamente completa, com tudo que existe no Player’s Handbook – papel da classe, texto descritivo, habilidades, tudo esta ali, em uma versão das classes que é mais completa que a apresentada na SRD da 3.5. Perfeito. O problema começa a surgir quando se procura algo presente no Dungeon Master’s Guide, ou pior, algum monstro do Monster Manual. Nada, eles simplesmente não existem no D&D Compendium.

Para o mestre é uma ferramenta bem inútil, pelo menos até agora. Não sei se serão acrescidas as informações dos outros dois livros básicos, ou o recorte será este mesmo dos jogadores, mas algo do tipo com monstros, armadilhas, regras para criação de encontros seria extremamente útil para os mestres que criam suas aventuras em frente ao computador.

Outra busca interessante é procurar por Warforged no D&D Compendium. Nenhum resultado, mas é porque a raça é apresentada no Monster Manual certo? Sim e não. Eles deveriam aparecer, já que um dos artigos da Dragon recentemente foi sobre a raça de Eberron na 4ª edição. Mas acho que o problema aqui foi de tempo mesmo, e esse material (assim como o artigo sobre kobolds) logo será adicionado neste beta, ou no mais tardar na versão definitiva.

Enfim, a ferramenta é interessante e uma mão na roda para os jogadores, principalmente quando o material dos suplementos, e da Dragon e Dungeon começar a surgir em peso, mas fico com duas dúvidas:

Qual exatamente a função de uma ferramenta focada para os jogadores, se o próprio D&D Insider oferece um criador de personagens? Afinal com as informações do D&D Compendium (pelo menos atualmente) só é possível criar e evoluir personagens, funções que acredito serem as mesmas do software de criação de personagens… Acho que seria mais interessante oferecer o criador de personagens, e um banco de dados completo das regras, ou pelo menos focado nos mestres e na criação de aventuras, cobrindo assim duas áreas diferentes, ao invés de colocar duas ferramentas com o mesmo propósito.

E outra – acredito que essa versão que temos hoje é o equivalente da versão paga. Como eu já havia falado por aqui, o D&D Compendium terá duas versões: uma para os usuários assinantes do D&D Insider, com toda as informações completas dos livros; e outra gratuita que poderá ser acessada por qualquer um, com apenas a referencia do livro e página em que a informação se encontra. De qualquer forma, o fato da informação ser referente apenas aos personagens tira grande parte do valor do produto, então será que a versão completa (paga e não beta) terá algum tipo de suporte ao mestre?

Comments are closed.