Errata da 4ª edição

Esta semana a Wizards of the Coast disponibilizou a primeira errata oficial do D&D 4ª edição. Os três livros foram corrigidos, e a errata que tem o maior número de páginas, como não poderia deixar de ser, é do Player’s Handbook. Nele as principais correções foram nos poderes, em especial o Blade Cascade que podia ser usado infinitamente desde que os ataques continuassem acertando o alvo, e era base de vários combos malucos como o Orcus Slayer.

O Monster Manual tem a menor errata, com basicamente a correção de pontos de vida, poderes e dano de alguns monstros.

A errata do Dungeon Master’s Guide é a que trás as maiores mudanças. Primeiro a mudança das Classes de Dificuldade dos testes de perícias. Se antes o livro indicava como base para a DC 10 para testes fáceis, DC 15 para moderados e DC 20 para os difíceis, agora todos estes valores foram reduzidos em 5, ou seja, respectivamente DC 5, DC 10 e DC 15. O estrago segue pelas doenças, que também tiveram suas Classes de Dificuldade modificados e pior, para os Skill Challenges que já haviam sido apontados por vários jogadores como matematicamente falhos.

Não tenho nada contra erratas, pelo contrário, erros acontecem e que bom que eles foram corrigidos com rapidez. Mas uma coisa que me incomoda demais é essa burrada matemática das Classes de Dificuldade. Não estamos falando aqui de uma frase má construída que dá margem a interpretações dúbias, ou um poder roubado que foi explorado por jogadores combeiros, mas de uma mecânica básica do sistema! Como assim a parada saiu errada? Nos supostos três anos de playtest ninguém percebeu que a DC 10 em um teste de perícia de um personagem de 1° nível não é tão fácil assim? Ou que um Skill Challenge para aventureiros de 1° nível com DC 15 que termina com 2 fracassos é na verdade bem difícil? Puta bola fora dos designers da 4ª edição…

Pelo lado bom, a Devir já anunciou que a versão traduzida dos livros terão todas as correções da errata. Bacana!

4 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. diego disse:

    Não sei se eu aplaudo a Devir, ou se fico ainda mais puto. Aff… já comprei meus livros gringos.

  2. valberto disse:

    Como eu os baixei – e não tenho nenhum interesse em possuir uma versão em portugaro deviriana – este é um assunto que me diz muito pouco.
    Mas é bom saber que mesmo a toda poderosa hasbro tb erra.

  3. Marcelão disse:

    Os meus chegaram hoje depois de uma longa e tenebrosa greve de correios. Meu wii tb chegou =D
    Depois passarei um rodo em algumas minis comuns suas

  4. Chuck disse:

    Mas é bom saber que mesmo a toda poderosa hasbro tb erra.

    Eu diria que poucos erram como ela… :D

Comments are now closed for this article.