Mais um EIRPG…

Voltei hoje do XVI Encontro Internacional de RPG, o quarto que participo, e como sempre foi um rolê divertido. Novamente não rolaram os posts diários, mas acho que ninguém mais cai nessa pegadinha que já é tradição por aqui…

Eu, Tiago e Giltônio chegamos em São Paulo na sexta de manhã, e junto com o grande Vítor X tiramos o dia para todos aqueles programas típicos de turistas. O ponto alto da sexta colar com o pessoal do fórum de D&D Miniatures, todos incrivelmente bacanas, mas não consigo imaginar nada que supere o combo de rango chinês perfeito + guia turístico no centro + anfitrião com direito a Rock Band na sala de casa, então o nosso chapa SL Angelo “Shivan” ganhou o prêmio de paulista mais legal de todos os tempos.

Sábado as coisas começaram cedo com a correria para deixar os livros no leilão – eu tinha um romance e dois livros velhos (e provavelmente roubados, já que não sei como apareceram na minha estante) do velho Mundo das Trevas, e o Giltônio com uns 15 livros sortidos. O leilão estava bem ruim, na minha primeira visita saí de mãos abanando. O stand da Devir por sua vez estava bacana, com muito material e preços razoáveis, mas nada de muito excepcional.

Difícil foi ter que escolher entre a palestra das editoras e o encontro de blogs, ambos começando no mesmo horário. Inicialmente me decidi pela palestra, mas chegando no auditório vi que a parada estava muito vazia, e deixei os outros mineiros por lá enquanto fui checar o encontro de blogs. Outro clima mesmo. Estava até cheio para uma parada meio improvisada, com uma pegada muito informal e divertida, ao ponto de me desanimar totalmente de voltar para a palestra das editoras. Conheci muita gente legal de vários blogs, cada um com sua proposta e idéias malucas, e vi que definitivamente é hora de aumentar meu blogroll ali do lado e tentar fortalecer essa cena, que mesmo pequena, tem potencial para ficar forte. Boa parte do encontro foi de apresentação de cada um e suas respectivas páginas, e como não parava de entrar gente na sala não tivemos muito tempo para uma discussão mais profunda. Com o tempo estourado e semi-expulsos da sala, boa parte do pessoal sentou na área das barraquinhas para comer alguma coisa e discutir sobre como anda o RPG no Brasil, em especial na internet, e trocar algumas figurinhas.

Parece que a palestra das editoras foi interessante também. Sei que o Giltônio foi convidado a participar da mesa para falar da Secular, o que já foi legal demais. Só espero que ele não tenha dito nada sobre a 2ª edição do D&D!

No resto do sábado ficamos jogando conversa fora no encontro e caçando alguma coisa legal para gastar dinheiro, já que nada em particular tinha chamado a atenção do trio de Minas. O jeito foi sair para beber com algumas pessoas da Área RPG em um bar legal indicado pelo Trevisan. Além do careca, já havíamos agregado o Ig, Phil, Tsu, Wallace, o pessoal da Matilha, Ambrosia, além dos incansáveis Tek e CF, e de gente com quem não pude conversar pelo tamanho da mesa, meu estado alcoólico ou ambos.

Domingo as coisas seguiram um roteiro parecido, só com menos gente e mais ressaca. Após uma boa garimpada acabamos encontrando algumas coisas no leilão de usados, assim como os exemplares de Mutantes & Malfeitores da Jambô à venda no stand da Devir, que rapidamente foram parar em nossas mochilas. Mais tarde rolou a palestra do pessoal do D3System, que teve uma revelação especialmente interessante – quatro cenários estão garantidos para a 4ª edição, Forgotten Realms e Eberron, como já sabíamos, um terceiro cenário misterioso, e… Dark Sun! Bem que eu queria que o cenário misterioso fosse Ravenloft ou Planescape, mas provavelmente deve ser Dragonlance.

Não me interessei em ver as palestras com o Richard Danski, o convidado internacional do evento, principalmente porque não piro tanto assim no Mundo das Trevas, e parece que não bombou um quinto do Monte Cook ano passado. No fim das contas demos mais uma volta pelos stands e compramos algumas coisinhas, mas o evento já estava bem mais vazio e todo mundo com uma bela cara de cansaço.

A avaliação novamente foi positiva, embora este ano o EIRPG tenha sido, pelo menos para mim, um pouco inverso do anterior – encontrei muito mais amigos, tomei mais cervejas, falei mais bobagens, mas faltou algo maior que parasse praticamente tudo, como foram as palestras do Cook em 2007. De qualquer forma, além de reencontrar velhos amigos e conhecer pessoalmente outros, retornei para BH com:

  • HoL: Human Occupied Landfill – já falei dele por aqui, um RPG satírico-maluco-politicamente incorreto todo escrito à mão, sobre um planeta colônia penal bizarro.
  • Ação!!! – tinha perdido o meu, e comprei um praticamente novo por 2 reais!
  • Mutantes & Malfeitores – o que dizer? O jogo é foda, e a versão nacional de baixo custo está excelente! De brinde ainda comprei o M&M 2ª edição gringo, colorido e de capa dura na mão do Tiago!

9 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Angelo disse:

    Pô Rocha, será então que eu fui o único que caiu na pegadinha dos Posts diários? Desde sexta feira, eu abria o blog, e nada de atualização… Bom, de qqr forma, valeu a pena esperar, pois, como sempre, seu post está muito ótimo. Abs!

  2. Ana disse:

    “WordPress é como andar sem cueca” foi a coisa mais engraçada que eu ouvi no sábado. A mesa toda teve um segundo de silêncio no O’Malleys e depois foi um riso só.
    Valeu mesmo o encontro de Blogs, uma das melhores coisas do evento.
    Até o próximo encontro!

  3. Chuck disse:

    Domingo as coisas seguiram um roteiro parecido, só com menos gente e mais ressaca.

    Amiguinho e sua experiência de quase morte… tsc tsc tsc… aprende a beber, juninho!

  4. Rocha disse: (Author)

    Pô Rocha, será então que eu fui o único que caiu na pegadinha dos Posts diários? Desde sexta feira, eu abria o blog, e nada de atualização…

    Pois é, a intenção era mesmo postar todo dia de SP, mas a correria nunca deixa, nem sei porque eu falo que vou fazer isso : )

    “Wordpress é como andar sem cueca” foi a coisa mais engraçada que eu ouvi no sábado.

    Amiguinho e sua experiência de quase morte… tsc tsc tsc… aprende a beber, juninho!

    Respondo os dois com a mesma frase: nunca mais vou beber!

  5. Phil Souza disse:

    Pelo contrário Rocha! Beba! Meus feeds estão tão atolados por falta de tempo que só agora vi seu post, putz, olha que fiquei uma semana parado…

  6. Daniel Anand disse:

    Espero que se divirta com o HOL. Aliás, se alguém mais estiver afins desse livro, sai uns 10 bucks mais frete na Noble Night Games.

  7. Rey disse:

    Claro que o Monte Cook ano passado foi um dos eventos mais importantes dentre todos os eventos, mas eu tenho uma leve pequena e incerta impressão que este nosso encontro de blogs fez história.
    Foi muito legal, da proxima vez vou pra balada COCÊS !

    Abraço!

  8. Rey disse:

    Aliáááááás. Torço, mas não sei se DL será o cenário.
    Afinal li declarações de que nem os manustcritos de romances vindos da Weis eles aceitaram. Além de não ter renovado o contrato de DL com a Sovereign Press.

  9. Bruno Peres disse:

    Graande Rocha,
    Acho que está difícil pra todos acompanhar os posts e comentários e tantos lugares…. hehehe… ainda quero trabalhar só com isso… :P

    Pra mim esse foi um dos melhores encontros dos últimos anos, pena que trabalhei de mais e curti de menos…

    Mas fica ai a proposta legal de continuar o encontro de blogs hein…

    Abraços e bom te conhecer…

Comments are now closed for this article.