A Wizards vai revisar a GSL e SRD da 4ª edição!

Finalmente a Wizards decidiu voltar atrás e revisar a GSL e SRD do D&D 4ª edição, que até aqui se provaram fracassos retumbantes, sendo rejeitadas por uma série de editoras, e perdendo boa parte de sua utilidade e legitimidade. Segundo a breve mensagem do site da WotC:

Wizards of the Coast announces a forthcoming revision to the Dungeons & Dragons 4th Edition Game System License (GSL) and System Reference Document (SRD).

“We recognize the important role third party publishing support plays in the success of the 4th Edition of Dungeons & Dragons. We have listened to the community and our valued colleagues and have taken their concerns and recommendations to heart. Our commitment to the health of the industry and hobby gaming lifestyle is reflected in the revisions to the Game System License.”
–Linae Foster D&D Licensing Manager

While the delivery date is not yet firmly established, the revised documents will be available in the very near future.

The new fan site policy, to be made public at a later date, will be posted upon completion.

Parece mesmo que os esforços do Clark da Necromancer Games, provavelmente aliados a mais um monte de fatores, conseguiram mudar algumas opiniões dentro da Wizards. Segundo a Linae Foster em um tópico da Enworld, eles estavam tentando liberar as versões revisadas ainda na Gen Con esta semana, mas não rolou.

O lance agora é esperar sem muito otimismo e expectativas, embora a iniciativa da revisão seja por si só reconhecimento do vacilo inicial, e claro, da importância de ter outras editoras reconhecidas produzindo material para seu sistema. Vai ser interessante ver se já é tarde demais para que as outras editoras voltem atrás em seus planos de publicação para o segundo semestre de 2008 e 2009, e claro, se essa revisão será atraente o suficiente para fazer alguém mudar de idéia.

E a versão beta do Pathfinder será liberada de graça em PDF dia 14, ou seja em pouco mais de 48 horas. Agosto está agitado!

7 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. valberto disse:

    Eu fico imaginando se a wizards vai criar alguma coisa mais “friendly” desta vez. Duvido que escancare tanto quanto a OGL original.

  2. Rocha disse: (Author)

    Eu fico imaginando se a wizards vai criar alguma coisa mais “friendly” desta vez. Duvido que escancare tanto quanto a OGL original.

    Com certeza não será como a OGL original, eles nunca vão voltar no “erro” de permitirem livros independentes dos básicos do D&D, como Iron Heroes e M&M.

    O que eu acho que eles vão mexer é toda a questão da retroatividade e do direito da Wizards de tirar livros de outras editoras de circulação. Essas editoras investem uma boa grana na parada e precisam de uma garantia que seus produtos não serão simplesmente tirados de circulação quando a Wizards lançar algo parecido, ou apenas com o mesmo nome. Da forma como está hoje é simplesmente loucura colocar alguns milhares de dólares para produzir um livro para a 4ª edição.

    Esse é o ponto mais básico, e se isso não for modificado essa revisão não vai servir pra muita coisa…

  3. Snake disse:

    Ei rocha,

    Tu ficou devendo uma nota mais completa sobre os livros da Pathfinder… O.o

    Tipo, vê se rola um comentário sobre uma daquelas sagas deles xD

  4. RogerioSaladino disse:

    Puxa, até que foram mais rápidos do que eu imaginei… Sério mesmo, pensei que eles iam “esperar” a coisa pegar mais no bolso.

    Ah, e eu também estou esperando um post sobre o Pathfinder (estou mestrando muuuuuuito lentamente Skinsaw Murders).

  5. Ataualpa disse:

    Eu também achava que demoraria mais para que houvesse tal revisão. Mas é importante ressaltar que mesmo como estava, a OGL acabava por alavancar um pouco o mercado do próprio D&D. Por outro lado, na versão da OGL do D&D4, a cois estava gerando uma antipatia pelo novo sistema, algo que sem dúvida poderia provocar um desconforto no mercado, até mesmo para a Wizard.

  6. Chuck disse:

    Quarta Edição? Who Cares? Só sei que tô garrado nesse beta do Pathfinder aí. Esse sim é o D&D do futuro! :)

  7. Parece que a “batalha do 4th” deu mais um passo! kkkkkkk

Comments are now closed for this article.