O segundo e amargo fim da West End Games

A West End Games, fundada no longinquo ano de 1974 e responsável pela publicação de pérolas como Paranoia, Torg, DC Universe, e claro, Star Wars RPG, declarou pela segunda vez em seus 34 anos sua falência.  Em 1998 a empresa havia falido devido a perda da licença de Star Wars e o investimento em várias marcas que, apesar de caras, não deram o retorno esperado em vendas, como Xena, Men In Black e Hercules. Mesmo com a quebra a empresa não desapareceu, já que a Humanoids Publishing, uma editora européia investiu nela para que o quadrinho francês Metabarons fosse adaptado para o sistema D6.

A empresa sobreviveu mais ou menos até ser comprada em 2004 por Eric J. Gibson, que lançou uma série de livros genéricos para o sistema D6, que apesar de receberem boas críticas não corresponderam em vendas. O golpe final veio com Septimus, um RPG colorido com mais de 400 páginas que seria vendido por $50 e foi colocado em pré-venda por algumas semanas até ter seu cancelamento anunciado em Março. Pior ainda foi o anúncio de que a empresa não tinha fundos para devolver o dinheiro para aqueles que já haviam comprado o livro pela pré-venda, ou sequer enviar pelos correios o valor equivalente em livros já publicados da editora! A situação se complicou nos fóruns quando alguns desses compradores se disponibilizaram a pagar pelas despesas de postagem, e mesmo assim não tiveram respostas…

Toda essa situação tosca e estranha se desenvolveu paralelamente nos fóruns da RPG.net, local conhecido pela moderação praticamente inexistente, e uma boa parcela de usuários agressivos (e que já tem até um semelhante no Brasil!), onde somadas as respostas vagas e infrequentes do Eric (nome de usuário hellsreach por lá) terminaram em uma flame war homérica com Dana Jorgensen da Alternate Realities Publications, figurinha mais que carimbada e que já foi expulso da ENWorld e RPGNow, só para citar os fóruns que eu participo, sempre por seu comportamento civilizado e educado!

No fim das contas o Eric apelou e mandou um post bem besta também, onde não só xinga o Dana, mas faz uma crítica aos jogadores em geral e questiona o futuro do hobby, além de colocar as licenças da  West End Games à venda e dar um grande e triste chilique. Ok que a RPG.net não tem os caras mais educados do mundo e o Dana é um mala do inferno, mas como assim ele julga todos os jogadores com base na sua experiência deprimente? Pior, pelos próprios números dele o principal responsável pela falência da editora foi ele e sua falta de noção do mercado, como a estranha idéia de tirar a empresa do buraco com um lançamento de luxo que custaria $50,00 e teria custos tão altos que ainda assim daria um lucro de apenas 90 centavos por cópia vendida! Coloque um pouco de falta de comunicação com o consumidor e falta de clareza por cima, e pronto, temos uma editora pronta para implodir.

4 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. valberto disse:

    Uma pena. Mas é assim mesmo. O cara não sabe gerenciar, fecha até mesmo a GM.

  2. Barba disse:

    É… escrever RPGs legais e dirigir empreendimentos de maneira saudável são duas coisas diferentes.

    E olha que muitas empresas de sucesso também cometeram gafes terríveis – como o episódio em que a SJG se desentendeu com a Black Isle sobre o uso de GURPS como sistema do Fallout.

    Com uma série de games de sucesso usando GURPS como mecânica ou a SJG lançando o RPG oficial do Fallout as coisas poderiam ser bem diferentes, ainda mais com o todo o hype em torno do Fallout 3.

  3. Alexandre disse:

    O pior é ver a conta do cara explicando que sobrariam os 50 centavos, e que ele ainda teria que pagar um monte de gente!

    Eu até entendo o cara ter prejuízo em um produto para tentar ganhar mercado, mas estar na pindaíba e ter prejuízo sem nenhum outro produto para cobrir o caixa…

    Esse cara não é “apaixonado” ou “sonhador”, é louco.

  4. Nume disse:

    Não sei por que, mas esse Eric me lembrou uma certa figurinha do mercado nacional…

Comments are now closed for this article.