Agregadores por todos os lados!

A maior maravilha que atingiu a internet rpgística nos últimos meses foram os dois grandes agregadores de blogs, um gringo e outro nacional.

O primeiro é o RPG Bloggers Network que surgiu dia 4 de Agosto e já tem aproximadamente 90 blogs, ou seja, são umas 10 atualizações por dia que cobrem o mais amplo espectro de notícias e artigos de RPG que se possa imaginar. Não tem nem o que falar aqui, se você saca inglês tem que visitar esse agregador pelo menos uma vez por dia.

No mesmo auspicioso 4 de Agosto o Tarmann do blog da Dragon Slayer revelou que estava trabalhando em algo parecido, um agregador de blogs nacionais, que aparentemente vai fazer parte de um portal maior que ele esta desenvolvendo e que aguardo ansiosamente. O agregador ainda está passando por uns ajustes e apenas alguns dias atrás foi incluído o sistema de tags (coisa que eu ainda tenho que fazer aqui no Área Cinza!), mas já conta com mais de 30 sites e é uma mão na roda para acompanhar os blogs nacionais, que não só aumentam em número a cada dia, como estão cada vez melhores, como o récem nascido Rolando 20 do Anand não me deixa mentir!

Ok, mas vocês devem estar se perguntando qual o objetivo deste post, já que a esmagadora maioria que lê isso aqui já deve saber de tudo isso… Pois é, percebi que uso um terceiro agregador que tem facilitado demais a minha busca por notícias e que pega outro tipo de conteúdo que as duas maravilhas ai de cima, e é hora de listar ele por aqui!

Quando decidi criar o Área Cinza, nos primórdios de 2007, fiz o blog no LiveJournal, uma espécie de multiply, que por motivos que escapam da minha compreensão, bomba demais lá fora, da mesma forma que o orkut foi mania por aqui enquanto na gringa quem manda nas redes sociais é o facebook. Enfim, escolhi o  LiveJournal porque na época estava acompanhando um monte de blogs legais de autores de RPG que usavam essa plataforma e achei que seria uma boa. Me citando (ok, isso é estranho) no primeiro post do AC:

Nas últimas semanas tenho acompanhado mais blogs, sites e Live Journals de pessoas relacionadas à indústria do RPG do que portais de notícias e páginas de editoras, e me surpreendi com a quantidade de informações bacanas e interessantes que sequer chegam a fóruns e afins. Curiosidades sobre a produção de um determinado produto, ótimas referências de leituras e a reação dos escritores e designers as críticas e sugestões do público foram às coisas que mais me atraíram neste tipo de página, que infelizmente não existe no Brasil.

Sem contar o fato que eu era um leigo total em blogs, a achava que se o Monte Cook e todos esses caras legais usavam o LiveJournal, quem eu seria para reclamar não é? Alguns meses depois eu não me importava mais se o Robin Laws, Mike Mearls ou Alan Moore (insira sua divindade favorita aqui) usavam a parada, era simplesmente feio demais, lento demais, chato demais para atualizar e customizar. Então migrei para o WordPress, de onde nunca mais quero sair.

Mas apesar de todos os problemas (e são muitos!) o LiveJournal tem uma ferramenta interessante: uma página que é atualizada automaticamente sempre que um dos seus amigos escreve um post. Aliada ao fato que quase todos os caras legais do RPG gringo possuem uma conta no LJ, essa ferramenta se tornou essencial para perseg… err acompanhar todos esses caras fodas do RPG. Até hoje, mesmo aqui no mundo melhor e mais bonito do WordPress, ainda visito diariamente a minha página de amigos do Livejournal, que conta com alguns caras muito interessantes e quase sempre escrevem posts dignos de leitura como:

Ari Marmell – Autor de alguns livros da White Wolf e da Wizards, como Cityscape, Complete Mage e Tome of Magic.

Chris Pramas – Punk rocker e criador, editor e escritor da Green Ronin.

Erik Mona – Editor da Paizo, antigo responsável pelas revistas Dragon e Dungeon.

J.D. Wiker – Escritor do Star Wars d20 Revised e do Star Wars Saga além de vários livros para o d20 Modern.

Keith Baker – Criador de Eberron.

Ken Hite – Autor de vários livros de GURPS (e do Horror da 3ª edição, um dos meus favoritos!), e criador da coluna Out of the Box.

Mike Mearls – Autor do excelente Iron Heroes e um dos principais designers da 4ª edição.

Monte Cook – O homem, o mito, a lenda.

Phil Reed – Gênio dos PDF’s, criador da Ronin Arts provavelmente a mais lucrativa das editoras de livros eletrônicos surgidas com a OGL. Atualmente trabalha como editor da Steve Jackson Games.

Rob Heinsoo – Um dos principais designers da 4ª edição.

Robin Laws – Autor do Over the Edge e Feng Shui, além de ter escrito o genial Robin’s Laws of Good Gamemastering.

Sean K. Reynolds – Autor de vários livros da Wizards como Ghostwalk, Forgotten Realms Campaign Setting, e Savage Species.

Wolfgang Baur – Antigo editor da revista Dragon ainda na TSR e criador da revista Kobold Quarterly.

Daria um bom grupo de RPG huh? Muitas vezes eles escrevem sobre nosso hobby favorito, como suas opiniões sobre algum lançamento, os projetos que estão envolvidos e tal, mas também escrevem um bocado sobre outros temas, e é legal descobrir e acompanhar a obsessão por música do Monte Cook, ou por ficção científica e literatura pulp do Erik Mona, ou ainda ler os quadrinhos bizarros do Robin Laws, que de tão sem graça eu passei a curtir!

Não sei se é algo que interessa todo mundo, mas para quem fala inglês e curte ler os comentários e idéias de quem está escreve boa parte dos livros que nós lemos, o Livejournal, mesmo com sua interface ruim, feia e tosca, deu uma ferramenta bacana e fácil de acompanhar. O link da minha seleção é:

http://areacinza.livejournal.com/friends

E sim, acho que dava para fazer um RSS e acompanhar por lá. Mas eu sou meio leigo ainda com a parada, e peguei um certo apreço em acompanhar mais de 130 blogs através de 3 endereços: um para blogs gringos, um para blogs nacionais, e o terceiro para escritores e designers de jogos. Pode parecer bobo para quem usa RSS, mas eu acho os agregadores mais charmosos!

9 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Barba disse:

    Pois então, alguma coisa boa tinha de haver naquela m#rda de LiverJournal : )

  2. Armageddon disse:

    huehue o nosso agregador está começando a tirar com os blogs e não atualizar direito, o sacana XD

  3. Rocha disse: (Author)

    huehue o nosso agregador está começando a tirar com os blogs e não atualizar direito, o sacana XD

    Logo o Tarmann dá um jeito nisso!

  4. Daniel Anand disse:

    Bom, primeiro, valeu o elogio! Segundo, você praticamente descreveu meu Google Reader! Mas acabou contribuindo com mais alguns nomes. O fórum do Monte também é bacana, em http://okayyourturn.yuku.com/directory

  5. valberto disse:

    Como faço para innscrever um dos meus sites nisso?

  6. Rocha disse: (Author)

    Como faço para innscrever um dos meus sites nisso?

    No do Tarmann é fácil, só mandar um mail para o cara. Não vou colocar aqui para não amaldiçoá-lo com spam pro resto da vida, mas ele já escreveu na Área RPG, só dar uma procurada por lá!

  7. Tô vendo que após 5 anos vou ter que migrar para o WordPress, já que o Blogger.com.br não aceita RSS, pena.

  8. Rocha disse: (Author)

    Tô vendo que após 5 anos vou ter que migrar para o WordPress, já que o Blogger.com.br não aceita RSS, pena.

    Talude acho que migrar para o WordPress é a melhor coisa que alguém pode fazer. Cria uma página de teste, e se curtir importa todos os seus posts dos 5 anos pra lá!

  9. Nume disse:

    Qualé, wordpress é o que há! :)

Comments are now closed for this article.