Observações sobre o ranking de sites de RPG

Caramba eu não esperava a repercussão da listinha feita no domingo! Muito obrigado a todos que comentaram e linkaram no ranking, foi disparado o artigo mais lido do site em um dia só, e de quebra batemos novamente o recorde de acessos no AC em um só dia!

Ontem pensei um bocado sobre a lista, e com a ajuda de vários comentários e dicas cheguei a alguns pontos:

  • Dentre os nove primeiros colocados da lista (RPG Online, Devir, Rede RPG, Jambô, Espaço RPG, Daemon, D&D Brasil, Spell RPG e Fale RPG) apenas a Devir não possui um fórum de discussão. Acho que os fóruns são a principal arma dos portais para combaterem o engessamento deste modelo de página, e garantem aos próprios usuários parte da responsabilidade sobre a inclusão de novos conteúdos, atiçar debates e criações em geral, garantindo assim que a página seja visitada freqüentemente mesmo quando a entrada do portal não tem atualizações. Resumindo, fóruns bombam!
  • Faltou o blog Tomo 4e, exclusivamente dedicado a 4ª edição do Dungeons & Dragons, com 0,00003 e uma queda de 44%, que o situaria na lista logo atrás do D3system na 16ª posição.
  • A queda percentual em relação aos últimos três meses foi percebida em 17 das 24 páginas listadas, e entre 7 dos 10 primeiros colocados. Talvez isso seja explicado pelo tempo de existência destes sites, que em comparação com blogs e páginas mais novas e em expansão, já alcançaram boa parte de seu público potencial com suas ferramentas de divulgação (publicidade, boca-a-boca, links).
  • O Armando do RPG Online levantou uma questão interessante sobre o Alexa que pode explicar esta queda crônica nos acessos (não, não é a crise!):

Em segundo, em ‘defesa’ de todos os sites que tiveram uma queda em seus acessos, quero informar que o Alexa mudou o seu método de análise em abril/2008. Isso está repercutindo até hoje e acredito que ainda vai levar uns bons meses para que esta ‘nova medida’ se estabilize. Ok, uma queda é uma queda, mas esta mudança deve ser levada em consideração!

No Blog do Alexa, inúmeras pessoas reclamam dessa queda. Sites que estavam na posição 200.000 caíram para a posição 25 milhões – Sim, eu arrendondei os números, é só para se ter uma idéia.

Veja a notícia oficial no Blog do Alexa (Em Inglês):

Resumindo bastante, até Abril deste ano o Alexa utilizava como fonte única de suas estatísticas os dados fornecidos pelos usuários que utilizam a Alexa Toolbar, e muito se discutia se esses usuários, que batem a casa dos milhões, seriam uma amostra representativa de todo o público que utiliza a internet. Em resposta a isso, os caras do Alexa continuaram utilizando os dados dos usuários com a Toolbar como fonte primária, mas não única, dos dados de suas estatísticas, o que fez com que os rankings de vários sites oscilassem muitos nós últimos meses. Acho que essa mudança é interessante em longo prazo, já que o próprio recorte dos usuários que se dispõem a instalarem uma barra que mostra a tendência do tráfego e acesso do site visitado pode dizer muito do tipo de página que eles visitam e não ser tão representativo assim. Por outro lado, enquanto o pessoal do Alexa não falar quais são essas novas fontes, a galera vai continuar com a pulga atrás da orelha.

Fim do momento aula de metodologia. Definitivamente será interessante acompanhar as mudanças desta lista com o passar dos meses. O Nume já me deu o toque para incluir lojas virtuais de RPG na próxima, e se alguém tiver mais sugestões é só mandar!

6 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. CrazyChiken disse:

    Rocha, muito bom o artigo do ranking. Como vc fez esse aqui para discutir o outro post, vou levantar uma nova questão.

    Meu site O DDBrasil, tem 3 endereços na web (www.ddbrasil.com.br , http://www.ddbrasil.com , http://www.ddbrasil.net).

    Como que iria funcionar isso? porque pelo que vi, vc esta pegando um endereço unico. Este mês o site migrou de site principal. Do .com, migrei para o .com.br a fim de melhorar ele nas pesquisas do google.

    De qualquer forma, fiquei feliz com o 7º lugar!! nao esperava tanto ehehehhe

    E parabens pela ideia.

  2. Nume disse:

    Crazy, é só você usar uma ferramenta de redirecionamento nos endereços secundários que o Alexia some automaticamente os acessos de todos.

  3. Interessante meus 44% de queda, heheheh. Considerando que no dia 18 de abril somente eu tive um acesso 100 vezes maior do que o melhor dia anterior.
    Desde então, tem sido difícil me aproximar dessa marca, mas vejo um crescimento diário do Tomo4e, o que me deixa bastante grato.
    E novamente obrigado pelo comentário.

  4. Rocha disse: (Author)

    Meu site O DDBrasil, tem 3 endereços na web (www.ddbrasil.com.br , http://www.ddbrasil.com , http://www.ddbrasil.net).

    Ei Crazy, eu peguei o http://www.ddbrasil.com que é o mais acessado dentre os três domínios. Da próxima vez vou somar as estatísticas dos três no seu caso ok? Nesta avaliação de setembro, a soma do domínio .net (0,00006%), do .com.br (0,00006%) e do .com (0,0001%) daria um total de 0,00011% praticamente empatado com o site da Daemon.

    E obrigado pelos parabéns : )

    Interessante meus 44% de queda, heheheh. Considerando que no dia 18 de abril somente eu tive um acesso 100 vezes maior do que o melhor dia anterior. Desde então, tem sido difícil me aproximar dessa marca, mas vejo um crescimento diário do Tomo4e, o que me deixa bastante grato.

    Talvez seja isso Jefferson. O Alexa trabalha com uma base dos três meses anteriores, ou seja, Abril que foi o pico de visitas do Tomo4e não entra mais na avaliação, só de Junho em diante. De qualquer forma também estou começando a pegar o funcionamento do site agora, vamos ver como isso se mantém nos próximos meses…

  5. sembiano disse:

    Fala Rocha,

    Não se esqueça do site dos RPGArautos, apesar do pouco tempo de vida verifico que já temos lugar neste ranking em….

    Abraços,

  6. Rocha disse: (Author)

    Não se esqueça do site dos RPGArautos, apesar do pouco tempo de vida verifico que já temos lugar neste ranking em….

    Opa verdade Sembiano, mil desculpas! Em Outubro vocês entram com certeza!

Comments are now closed for this article.