Ranking da internet rpgística

Estava fazendo minha ronda diária nos blogs de RPG ontem, e com a ajuda da RPG Bloggers Network encontrei um artigo interessante no Geek Related. O cara usou o Alexa, uma ferramenta de estimativa de tráfego de sites para checar como andam as páginas das principais editoras e comunidades do RPG gringo. O resultado dos principais participantes foi:

Rankings!

  • Wizards was #1 by far, as expected, with 0.261%.  If they could deliver on something digital and monetize it they might be cooking with gas
  • rpg.net is solidly in #2, with .0044%.
  • sjgames.com in there at .0023%!  Pyramid still keeping the GURPS crowd strong.  Woot!
  • paizo.com and enworld.org are tied at .0018%.  In fact, ENWorld used to be way above Paizo, but Paizo has been holding steady and not losing traffic (well, only 11%, which is the best of any of these) and has now crossed over to be on top.  Indicative of Pathfinder being better than 4e?  I’ll say yes!
  • White Wolf has had the worst losses.  It was as high as .01 3 months ago and has dropped off to be just below Paizo and ENWorld.  What’s up guys?
  • privateerpress.com in at .00092%, with only 36% loss over the last 3 mos.
  • d20srd.org, at .00088%!  Those boys need to get some ad revenue going!
  • alderac.com (AEG) still at .00067% despite a 57% 3 month loss.  They’re barely RPG publishers any more but I thought I’d list them.
  • peginc.com – Pinnacle Entertainment, the Savage Worlds guys, .00062%
  • palladiumbooks.com – Rifts still holding strong, at .00062% as well.

Idéia bacana! Vamos ver qual o resultado se aplicarmos ao Brasil nos principais sites que falam de RPG. Lembrando que a medida aqui vai ser o percentual global de usuários da internet que visitaram o site na última semana em comparação com a média do mesmo indicador dos últimos 3 meses:

  1. RPG Online – Detonando toda e qualquer concorrência este portal de RPG está no topo com 0.00134%, embora com uma queda de 25% em relação aos últimos 3 meses. O curioso é que a RPG Online é muito pouco falada nos espaços tradicionais de RPG, como listas e eventos. Mas no quesito de acessos os caras dominam!
  2. Devir – A Devir segue forte em segundo lugar com 0.00116%, com uma queda de 26%. Vale lembrar que apesar da ótima colocação, o site da Devir trata também de card games, quadrinhos, romances, etc. E que uma boa parte do público de RPG que frequentava o site pode ter pulado para o D3system.
  3. Rede RPG – Em terceiro lugar vem a Rede com 0,00045% e uma queda de 32% em relação aos 3 meses passados.
  4. Jambô – Dentre as editoras a Jambô vem em segundo com 0,0002% e com uma queda de 32%.
  5. Espaço RPGUma boa surpresa a presença deste portal relativamente desconhecido na quinta posição e como o terceiro portal mais acessado com 0,00015% apesar da queda de 28%.
  6. Daemon – A Daemon segue em terceiro dentre as editoras com 0,00011% e uma queda de 43% em relação aos últimos 3 meses
  7. D&D BrasilMais um portal pouco divulgado e aparentemente novo mostra sua força nos acessos com 0,0001% e um aumento de 59% nos últimos meses!
  8. Spell RPG – Renascida da cinzas vem a Spell com 0,00008%, embora com uma queda monumental de 59%. Acho que isso pode ser explicado pelos vários dias que o fórum deles ficou fora do ar, que deve ser a principal fonte de visitas do site.
  9. Fale RPG – A Fale aparece com 0,000072% e um aumento de 1%, ou seja, se mantém bem estável na nona posição.
  10. Área Cinza – Este que vos fala aparece em décimo na listinha com 0,00006% do tráfego global da internet na última semana. Uau hein? O bacana é ver o aumento de 59% em relação aos últimos 3 meses, então tenho que continuar postando!
  11. A Matilha – O blog de RPG mais antigo em atividade  surge com com 0,000055% e um aumento de 16% em relação aos três meses passados. Go go go!
  12. Doutor Careca – Ok, o cara quase não fala de RPG, mas o blog do Trevisan aparece com 0,00005% e uma queda de 16%. Imagino que se ele fizesse um esquema profissional no blog ia desbancar muitos portais…
  13. Dragon Slayer – A única revista de RPG do país vem com apenas 0,000044% e com uma queda de 38%. Apesar do portal bacanudo, sofre a falta de atualização…
  14. Dragão Brasil – Sim, a dragão não existe mais, mas as pessoas continuam visitando o site oficial da revista. Com 0,000032% e uma queda de 46%, essa carcaça virtual deve cair na lista até desaparecer.
  15. D3system – O D3system surge com 0,00003% e um leve aumento de 5% em relação aos três últimos meses.
  16. Dados Sujos – Uma posição na frente dos Dados Limpos, o Dados Sujos aparece com 0,000021% e uma queda de 38%.
  17. Dados Limpos – O blog do Phil, que começou toda a articulação do pessoal aparece com 0,000019% e uma queda de 26%.
  18. Conclave – Dentre as editoras em último lugar aparece a Conclave empatada com o Dados Limpos, com 0,000019% e uma queda de 20% nos últimos 3 meses, mas por ter um traffic rank pior (1,617,957 do blog contra 2,249,974 da editora) ficou na décima oitava colocação. A situação deve mudar até o fim do ano com o lançamento da loja de PDF’s da editora.
  19. .20 – Também empatado com 0,000019% (e com o critério de desempate do traffic rank em 2,422,780) vem o .20 do Nume, Tek e Shido. Destaque para o crescimento de 63% nos últimos três meses, um recorde na nossa pesquisa!
  20. NH18 – Especializado em GURPS o NH18 aparece com 0,000016% e um crescimento de 17%.
  21. WoDBrasil Scoop – O WoDBrasil do Sooner surge com 0,000011% e uma queda de 24%.
  22. Ooze – Com 0,000009% surge o Ooze do Rey, nas disputa ferrenha com o Covil e Inominattus. O Ooze vem de uma leve queda de 4%, mas segura o traffic rank 2,809,067.
  23. Inominattus – Em segundo no bolão do 0,000009% aparece o Inominattus com uma estranha queda de 34% apesar de estarem postando igual doidos ultimamente…
  24. Covil – Na lanterna dos sites de RPG mais visitados aparece o Covil do CF, também com 0,000009% e uma queda brutal de 62% nos últimos 3 meses. Provavelmente resultado da diminuída de ritmo nas postagens (ou do excesso de World of Warcraft!).

Exercício interessante… Me surpreendeu a boa colocação de sites que eu nem sabia que existiam, sinal que existe uma grande massa que não frequenta as listas/portais famosos. Por outro lado, sites que eu achava que estariam mais bem colocados, como alguns de blogs e editoras ficaram bem para trás. Vamos ver como as coisas estarão no fim de Outubro quando eu repetir a brincadeira.

24 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Só uma correção: Eu não sou da equipe do Dot20 :P

  2. Rocha disse: (Author)

    Só uma correção: Eu não sou da equipe do Dot20 :P

    Opa, corrigido valeu cara!

  3. Armageddon disse:

    huehueh nossa “queda” se explica graças a nossa “semana comemorativa de aniversário” quando bombamos em todos os blogs e bugamos o contador com os “cartões de aniversário” huhue

    A média de visitas se mantém estável e bem legal, o que nos dá força pras novas e constantes postagens =D

  4. valberto disse:

    Uhau!

    Gostei pacas. melhor foi saber que eu tive uma estimativa de 165 visitas… Uau… das quais umas cem, tenho certeza, são minhas.

  5. Nume disse:

    Ei, por que não fazer esse rank algo semanal ou mensal?

  6. Nume disse:

    Aliás, senti falta de alguns blogs e sites de editoras, como o Pensotopia e o Rpgista.com.br e a Caladwin Editora.

    Ah, sim, vi agora que você pretende postar um novo ranking no fim de outubro, seria muito bom tornar esse post uma tradição o/

  7. Rocha disse: (Author)

    Gostei pacas. melhor foi saber que eu tive uma estimativa de 165 visitas… Uau… das quais umas cem, tenho certeza, são minhas.

    Opa Valberto, como você conseguiu ver seu Alexa rank? O multiply zoa a parada toda, eu até tentei ver sobre seu blog, mas não consegui porque ele avalia o domínio multiply.com.

  8. Rocha disse: (Author)

    Aliás, senti falta de alguns blogs e sites de editoras, como o Pensotopia e o Rpgista.com.br e a Caladwin Editora.

    Ei Nume eu tentei esses três, mas eles não tiveram uma visitação suficiente pra entrar na lista. Da uma olhada:

    RPGista.com.br
    http://www.alexa.com/data/details/traffic_details/rpgista.com.br

    Caladwin
    http://www.alexa.com/data/details/traffic_details/caladwin.com

    Pensotopia
    http://www.alexa.com/data/details/traffic_details/pensotopia.wordpress.com

    O Pensotopia do Daniel até empata com o o Ooze, Covil e Inominattus, mas como o blog é muito recente achei que não seria legal colocar agora, mas esperar que ele tivesse 3 meses de vida para que as estatísticas dele ficassem menos zoadas. Mas pode considerar o Pensotopia como 25° da lista!

  9. valberto disse:

    V]Bom, não sei se fiz alguma leitura errada, mas o que eu fiz foi colocar o nom do site e sair clicando. Olha o que deu e dá uma corrigida se for o caso.

    http://www.alexa.com/data/details/traffic_details/valberto.multiply.com

  10. Rocha disse: (Author)

    Bom, não sei se fiz alguma leitura errada, mas o que eu fiz foi colocar o nom do site e sair clicando. Olha o que deu e dá uma corrigida se for o caso.

    Então, esse resultado é o de todos as páginas do Multiply somadas. Tanto é que o percentual global de usuários da internet que visitaram o site na última semana está em 0,433%, ou seja mais que o da Folha, Wizards e Kibeloco juntos : )

  11. Toiço disse:

    Caramba!

    A Matilha em décimo primeiro! Estamos bem demais!

    Valeu Rocha, muito legal esse ranking!

  12. Rey Ooze disse:

    Meu coração parou igual ao do Sr. Donizildo (Do Mundo Canibal) na hora que eu vi o nome do Ooze na lista !

    Putsa vida, foi uma surpresa e tanto. Mas antes de Inominattus e Covil? POTRESTO !

    Show de bola essa iniciativa, Rocha. Tu como sempre, um pioneiro!

  13. Alexandre disse:

    Excelente trabalho mesmo.

    Aliás, parabéns, Rocha!

    Não sei se vocês repararam, mas a Área Cinza é o primeiro blog da lista! Com a Matilha mordendo os seus calcanhares, logo atrás.

    A Rede está com 7 vezes mais visitantes que o Área. Achei o resultado muito bom!

  14. valberto disse:

    Que beleza hein? eu tinha de aportar o meu site num lugar que não dá para medir. mas valeu de qualquer forma. Adorei a iniciativa.

  15. CF disse:

    Puxa. Quer dizer que eu fiquei com o 24º lugar. Mas que resultado mais… élfico.

  16. Alexandre disse:

    O que me incomoda é o tamanho dessa variação. Eu não trabalho com internet, mas fico chocado com números como “quedas de 30%”.

    Medir isso ao longo do tempo vai ser fundamental para entendermos melhor essa dinâmica (porque pode ter havido um pico de acessos recente aos sites, p.ex.: férias escolares, e agora as coisas voltam aos eixos).

  17. Phil Souza disse:

    Gostei essa analise pelo alexa. Haviam me recomendado, mas já tinha tanto tempo que nem lembrava mais…

    Mas acho estranho certos blogs tão relevantes como o Covil e o WodBrasil estarem tão atrás…

  18. Rocha disse: (Author)

    Mas acho estranho certos blogs tão relevantes como o Covil e o WodBrasil estarem tão atrás…

    Pois é, acho que fiz a análise em uma semana que alguns blogs estavam em baixa, mas vários já subiram muito, como o Inominattus. Estou pensando se no próximo ao invés de usar o percentual da semana não utilizo a média dos últimos 3 meses como principal indicativo…

  19. Sapo disse:

    Uma queda de 38%??? Putz!!! Também, esses “a toa” não querem saber de postar.

    O Fiu tá quase nos alcançando… Nãããoo. É o fimmmm…

Trackbacks for this post

  1. Rpgista.com.br - O blog de um roleplayer | Ranking da internet RPG
  2. Ranking da internet rpgística | Ambrosia.com.br
  3. Blogs de RPG 04 – Inominattus
  4. Blogs de RPG - Resenha III – Inominattus
  5. Lista de bons blogs « Zona Neutra

Comments are now closed for this article.