Gladiadores

Ok, ok, eu admito que não resisti e assinei o D&D Insider, pelo menos nos próximos 3 meses. E se antes eu não estava muito animado coma parada, o que me fez mudar de idéia foram as excelentes críticas e comentários sobre o artigo da Dragon #368 que entrou essa semana, o We Who Are About to Die… sobre gladiadores no D&D. E realmente a matéria é foda, com 14 páginas cheias de novas opções e idéias para o combate. Vou comentar as partes do artigo e o que mais me animou:

Conceitos de Gladiadores, coisas breves e básicas, mas úteis para criar um personagem meio em cima da hora ou um NPC que vive nas arenas. São eles:

Criminoso
Entusiasta
Profissional
Endividado
Escravo
Vingança

Talentos, muitos talentos!

Heroic Feats:
Bloodthirsty Mien
Deft Footwork

Divine Rage [Divinity]
Double Team [Warlord]
Fearless Mind
Feign Injury
Grim Promise
Pin Down [Fighter]

Shield Fighting
Sickening Finish
Staff Fighting
Underhanded Tactics [Rogue]

Paragon Tier Feats:

Brutal Finish
Called Shot
Serpent Strike Fighting
Two-Weapon Ambush

Epic Tier Feats
Crushing Grab [Fighter]
Tactical Action [Warlord]

Até aqui as coisas estavam legais, mas a matéria começa a se destacar mesmo com os chamados Arena Fighting Feats, que introduzem uma nova mecânica para talentos. Estes talentos podem ser adquiridos por qualquer personagem de classe marcial e ao invés de oferecem um bônus ou nova manobra, eles permitem que os poderes at-will que já existem tenham outros efeitos. Bizarro não? Um pouco, mas também muito legal!

Por exemplo, o talento de Arena Arkhosian High Style só pode ser adquirido por um Dragonborn ou um personagem com Carisma 13 ou mais. Ele permite modificar três poderes at-will de três classes distintas:

  • Commander’s Strike do warlord (PH 145), se seu aliado acertar o ataque você pode dar shift.
  • Piercing Strike do ladino, (PH 118), se a jogada de ataque deste poder for um acerto crítico, o alvo recebe uma penalidade de -2 em sua CA até o fim do seu próximo turno.
  • Reaping Strike do guerreiro, (PH 77), se o personagem for um dragonborn, em uma jogada de ataque que tenha errado, ao invés de causar o dano especificado pelo poder, você pode usar o sopro de dragão como uma ação livre.

Deu para sacar mais ou menos como são os Arena Fighting Feats? Eu gostei mesmo da idéia – são muitas possibilidades para pequenas mudanças nos poderes dos guerreiros, ladinos, warlords e rangers, e de quebra um multiclasse bem feito ainda pode se beneficiar de duas possibilidades de um mesmo Arena Fighting Feat. E se você gostou da idéia, se prepare, porque o artigo não tem dois ou três destes talentos de arena, mas 24 deles!

Arena Fighting Feats:
Arena Specialist [Arena Fighting]
Arkhosian High Style [Arena Fighting]
Battle-Scarred Veteran [Arena Fighting]
Binding Style [Arena Fighting]
Catspaw Style [Arena Fighting]
Daring Performer [Arena Fighting]
Deft Hurler Style [Arena Fighting]
Exotic Fighting Style [Arena Fighting]
Expert Charioteer [Arena Fighting]
Fluttering Leaf Style [Arena Fighting]
Grudge Style [Arena Fighting]
Hunting Spider Style [Arena Fighting]
Menacing Brute Style [Arena Fighting]
Mocking Knave Style [Arena Fighting]
Nerathi Vanguard Style [Arena Fighting]
Spear and Shield Style [Arena Fighting]
Starlight Duelist Style [Arena Fighting]
Swift Blade Style [Arena Fighting]
Trickster’s Blade Style [Arena Fighting]
True Arrow Style [Arena Fighting]
Turathi Assault Style [Arena Fighting]
Untamed Berserker Style [Arena Fighting]
Warborn Fury Style [Arena Fighting]
Warding Shield Style [Arena Fighting]

Só esses talentos já valeriam o artigo de tão legais que são. Mas não ligue agora! O We who are about to die… ainda trás uma paragon path Arena Champion voltado para a Intimidação, com algumas habilidades de Carisma e poderes que causam dano e status prolongados para enfraquecer o oponente. São também apresentadas 5 novas armaduras mágicas e 4 armas mágicas:

Armaduras mágicas:
Battle Harness Level 4+
Piecemeal Armor Level 5+
Savage Armor Level 2+
Stanching Armor Level 3+
Vitality Armor Level 7+

Armas mágicas:
Flensing Weapon Level 5+
Savage Weapon Level 13+
Singing Weapon Level 9+
Victory Flash Weapon Level 8+

Mas a melhor parte dos equipamentos são as 3 novas armas apresentadas: rede, chicote e bolas. Verdadeiros clássicos da arena, faltou só o tridente! Todos as três são armas superiores e vêm acompanhadas dos chamados Weapon Mastery Feats, outra novidade. Estes talentos não só dão proficiência com a arma, como também fornecem um bônus extra (por exemplo, o alvo de um ataque com a rede por fica sempre slowed) e abrem uma árvore de outros 3 talentos para cada arma. Assim, tanto rede, bolas como chicote possuem seus respectivos talentos de training, novice, expert e specialist. Mas como nem tudo são flores, para abrir esse mundo de vantagens é preciso do talento training daquela respectiva arma, que sempre são talentos de multiclasse. Não entendi muito bem o objetivo disto, mas acho que é para limitar os personagens – quem se especializa tanto em uma arma não pode fazer multiclasse, mas sinceramente tenho que ler esta parte com mais calma. A primeira vista parece isso.

Weapon Mastery Feats:
Bola Training [Multiclass]
Bola Novice
Bola Expert
Bola Specialist

Net Training [Multiclass]
Net Novice
Net Expert
Net Specialist

Whip Training [Multiclass]
Whip Novice
Whip Expert
Whip Specialist

Enfim o artigo esta brutalmente bom, como deve ter dado para perceber, recheado de coisas interessantes e novas mecânicas espertas, o que para mim o coloca diretamente atrás do preview do bárbaro como o segundo melhor artigo publicado no D&DI até hoje. Sinceramente eu espero muito que o resto do material pago do D&D Insider mantenha este nível, embora meu lado cético duvide um pouco. Ainda assim, me surpreenderam demais, parabéns para o autor Robert J. Schwalb pela façanha!

OBS: Embora eu esteja até animado com o D&D Insider, ele parece não gostar muito do Firefox, e às vezes desloga automaticamente, o que é um saco.

6 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Phil Souza disse:

    Ficou empolgado mesmo hein Rocha! da pra ver na forma como você toca o texto :D

    D&D 4E está realmente melhorando. Quem sabe mais a frente eu não encare uma campanha com ele. Quem sabe…

  2. Realmente parece estar muito bom. Mas só vou assinar pelo dia 25, que é quando fecha a fatura do cartão…
    Pelo que vi dá pra pagar em reais.

  3. rsemente disse:

    Aguem abe quando o criador de personagens entra? Eram ma ferramenta para ter iniciado em play test e não já paga :P

  4. Tek disse:

    Rocha, como alternativa ao Firefox use o Google Chrome ;)

  5. Rocha disse: (Author)

    Aguem abe quando o criador de personagens entra? Eram ma ferramenta para ter iniciado em play test e não já paga :P

    Segundo os caras do DDI deve entrar até o fim do ano, e todos poderão criar personagens de nível 1 ao 3. Depois disso só os usuários pagos se não me engano.

    Rocha, como alternativa ao Firefox use o Google Chrome ;)

    Pô Tek eu testei e curti o Chrome, mas sei lá, tenho uma relação de amor com o Firefox, e quando o GC saiu ele não estava rodando java direito, então preferi ficar com a velha raposa de fogo.

  6. e ae Rocha,

    realmente o artigo do gladiador está muito bom, pode até ser o melhor, mas tiveram vários artigos interessantes até agora, como o mago ilusionista, aquele para backgrounds, e etc.

    Quanto a sua raposa de fogo, suponho que queira dizer, seu Panda vermelho, que é o verdadeiro bixo referenciado pelo nome de Firefox do browser (conforme explicado no FAQ da Mozilla: http://www.mozilla.org/projects/firefox/firefox-name-faq.html) :p

    falowssss

Comments are now closed for this article.