Novidades sobre o Livro do Jogador da 4ª edição em português

Em Julho foi anunciado, ainda que de maneira um tanto curiosa, que a Devir tinha como plano lançar o Livro do Jogador da 4ª edição do Dungeons & Dragons no dia 12 de Outubro deste ano. No entanto como todos sabemos infelizmente isso não aconteceu, e o que se seguiu nestes quase 30 dias foi um silêncio de rádio por parte da Devir – especificamente do D3, Cobbi e do pessoal que toca tanto o d3system como ambas as casas de vidro para frente. Mas semana passada o D3 escreveu na casa de vidro da Rede RPG explicando os motivos do atraso e com uma nova previsão de lançamento:

Finalmente, consegui um tempo para atualizar vocês.

Primeiro, minha sinceras desculpas pelo afastamento tão longo. Houve diversos motivos para afastar a equipe das Casas de Vidro e do próprio D3System.

Parte deles são de pessoais, como adoecimentos e pequenos acidentes, e não competem a esse canal.

Outros são profissionais, portanto merecem ser discutidos. Neste tópico, falarei dos lançamentos que foram previstos e quais foram as mudanças e os agentes que as acarretaram.

Dungeons & Dragons 3.0 e 3.5
Os livros previstos estão prontos. São eles:

Livro do Jogador II
Livro dos Monstros II, devidamente atualizado para 3.5
Senhor da Fortaleza de Ferro (Aventura)
Baluarte das Almas (Aventura)

Esses títulos já receberam a classificação indicativa e estão traduzidos, revisados e diagramados.
“Então, o que impede/impediu o lançamento?”, perguntam os leitores. Respondo:

1) Indefinição de licenças. Antes de agosto, houve mudanças nas licenças com o advento da 4ª Edição. Esse assunto foi discutido em outros locais, inclusive no fórum da REDE. As licenças dos romances foram terminadas e ainda não foram renovadas. A parcela de direitos autorais (os royalties) dos livros seriam/serão alteradas coma nova licença aberta (a GSL), prometida para agosto pela Wizards, mas ainda não divulgada.

2) Ano Político: Como já disse na Casa de Vidro Amarela, anos de eleições são um pesadelo para as editoras. Os políticos possuem um orçamento aparentemente infinito e compram papel de impressão e serviços de gráfica aos borbotões, elevando os preços e reduzindo a oferta efetiva de “tempo de impressão” nas empresas do ramo. Desde meados de agosto até o meio de outubro, a situação somente piora conforme o pleito se aproxima.

3) Aumento do Dólar: Alguns dos materiais que usamos (em especial, nas capas e nas guardas) são importados. O dólar sobe, nossa capacidade de investimento diminui e temos de escolher os melhores produtos para publicar.

4) Problemas na Equipe: Falarei mais do assunto no próximo tópico.

Portanto, nesse momento não tenho uma data para a publicação desses livros. É ÓBVIO que já investimos tempo e dinheiro para que eles ficassem prontos, mas somos uma empresa, logo não podemos lançar produtos sem garantia de retorno e sem as devidas licenças e autorizações. Assim que houver uma definição (que ocorrerá ainda este ano), informarei o público.

Dungeons & Dragons 4ª Edição
O plano original era lançar o Livro do Jogador em 12 de outubro. Não foi possível, infelizmente. “O que aconteceu?”, perguntam os leitores.

Primeiro, tivemos alguns contratempos na equipe. Como vocês sabem, os três livros básicos contêm os termos que formam a base do sistema. A tradução do Guia do Mestre foi interrompida inesperadamente, por motivos que não são relevantes a este canal, atrapalhando o andamento dos outros três produtos: O Livro do Jogador, o Manual dos Monstros e a aventura inicial Pendor das Sombras.
Esta mesma aventura acabou tomando mais tempo do que deveria durante a revisão, visto que o trabalho de tradução teve que ser redistribuído.
Uma vez terminada, ela foi enviada para a classificação indicativa — e retornou com uma observação sobre a “possível impossibilidade de lançamento, por conter material ilegal”.

Muito bem, como explicar as classificações dos Escudos do Narrador do Mundo das Trevas (16 anos), que supostamente contêm “assassinato, agressão física, exposição de cadáver e mutilação”? Os ESCUDOS DO NARRADOR, não os livros básicos e suplementos.

Não faz nenhum sentido, certo? Pois nossos três primeiros conjuntos introdutórios (que ensinavam a jogar D&D na edição anterior), talvez porque eram claramente identificados como produtos voltados a quem não conhecia o RPG foram classificados como 18 anos!

Algo similar estava para acontecer com o Guia Rápido incluso na Fortaleza do Pendor das Sombras. Felizmente, conseguimos reverter essa decisão e a censura da Shadowfell caiu para 14 anos.

Mas, logo em seguida, quando o prazo de classificação do Livro do Jogador já estava esgotado, recebemos um ofício (uma carta oficial do governo) dizendo que o processo somente continuaria se enviássemos o texto integral e diagramado do Guia do Mestre. Sim, aquele cuja tradução foi interrompida.

Porque? Não temos a mínima idéia. Finalmente, conseguimos a liberação da classificação do Jogador 4.0 e agora ele pode ser finalizado.

E, entre problemas com tradução, revisão e censura, lá se foram agosto, setembro e metade de outubro. Ou seja, nesse momento, estamos quase três meses atrasados.

Eu pretendo publicar uma cópia das classificações no blog da Devir, para que os leitores tenham uma noção da morosidade do processo.

De qualquer forma, a aventura Fortaleza no Pendor das Sombras está em processo de impressão e deve sair no início de dezembro.

O Livro do Jogador 4.0 será finalizado até o meio de novembro e deve sair no final de dezembro ou o início de janeiro.

O Manual dos Monstros 4.0 deve sair entre janeiro e fevereiro.

O Guia do Mestre ainda se encontra em fase de tradução. Darei uma previsão assim que essa fase terminar.

Mais informações na Casa de Vidro.

D3

Sobre as novidades, acho interessante que o Livro dos Monstros II saia adaptado para a 3.5, dependendo eu até compro esse livro justamente por esse diferencial, sempre achei que seria legal que a Wizards o atualizasse e lançasse uma caixa com os cinco Monster Manuals no mesmo modelo que fizeram com os irregulares livros da série Races of.

A justificativa do atraso no lançamento da 4ª edição ao meu ver é não só válida como até esperada.  Cada vez mais o processo de classificação dos livros parece mais rigoroso e chato, e estou curioso para ver a cópia das classificações no blog da Devir, imagino que leremos algumas coisas bem sem noção nesses documentos. E o natal não esta tão longe, falta apenas 40 dias, e parece ser uma data estratégica para um lançamento deste porte.

Agora a hora da reclamação – não entendi qual foi o lance de postar essas informações super relevantes na casa de vidro da Rede RPG e não colocar no d3system. Aliás, o blog deu uma diminuída de ritmo nos últimos 2 meses, só o Jonhhy que continuou frenético com suas tirinhas e histórias malucas, mas na real, por mais legal que elas sejam as pessoas visitam o d3system em grande parte porque querem saber das pessoas que cuidam de suas linhas de jogos favoritas o que esta acontecendo com elas. Se a demora para se pronunciar até pode ser justificada (estavam esperando uma definição da classificação ou algo assim), o fato de deixar a nova data de lançamento e a justificativa do atraso fora do d3system me parece injustificável…

4 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Fábio disse:

    Olá Rocha também estou curioso para ver esses textos de classificação, só não sei se me preparo para rir ou chorar.

    Quanto à publicação na Rede, acredito que tenha sido uma questão de consideração com o público que acompanha a casa de vidro por lá, inclusive o D3 System nasceu da própria iniciativa criada na Rede, acho bem razoável que tenha se dado dessa forma. Só vou achar, de fato, uma bola fora se nada for dito no D3 System, mas acredito que já deve estar agendada uma notícia no referido blog.

    Aliás, quando sai a sua resenha do LdJ, a 4ª edição não me agradou e estou curioso a respeito das suas impressões.

    Um abraço,

    Fábio "Urathander"

  2. …só o Jonhhy que continuou frenético com suas tirinhas e histórias malucas, mas na real, por mais legal que elas sejam as pessoas visitam o d3system em grande parte porque querem saber das pessoas que cuidam de suas linhas de jogos favoritas o que esta acontecendo com elas…

    Fiquei triste agora. Queria ter uma linha para responder também!
    Minhas postagens frenéticas, cheias de cafeína e muita hiperatividade, foram feitas para tentar suprir a falta do D3 e Cobbi, que estavam com diversos problemas.
    Por um tempo eu consegui manter o ritmo com maestria, mas até eu cansei das tirinhas e resolvi me jogar pra trás e dormir um pouco.
    O que importa é que consegui "matar os grilos" por um tempo.

  3. Fábio disse:

    Vou falar uma coisa pra vocês eu tenho um grande medo e até gostaria que alguém me desse uma luz.

    Vou mestrar para meu grupo a aventura "Fortaleza no Pendor das Sombras" estou animando meu grupo e todos já estão com uma ótima espectativa no entanto tenho um GRANDE receio com relação ao prosseguimento dessa aventura, queria leva-los a frente na 4ª ED pela aventuras oficiais, eu não tenho muito tempo para criar aventuras então vai ser uma mão na roda, mas ai eu pergunto.

    Será que vai acontecer o mesmo que aconteceu com as aventuras da Ed 3.0 ???? Pensou esperar anos e anos pra ter os livros de aventuras oficiais da Ed 4.0 pra ser traduzido???

    Tenho medo, muito medo, fico até com receio de comprar esse livro e não ter a continuidade do mesmo!!!

  4. Vinicius Zóio disse:

    O livro do jogador vai sair depois do natal? Ih, sei não em colega… Levando em conta que o livro provavelmente vai custar o olho da cara (80, 90 reais?) até por conta da alta do dólar, que deve afetar alguma coisa, QUEM vai comprar o Livro do Jogador em janeiro? Não sei quanto à vocês, mas eu depois do natal fico quebrado :P.

    Espero que a "Fortaleza no Pendor das Sombras" venda bem pq acho que os livros básicos da 4ª edição vão demorar um cado a vender ;) .

Comments are now closed for this article.