Sobre o Ranking Cinza de Janeiro

Bom, como ontem eu sai correndo de casa, é hora de fazer algumas breves observações sobre o Ranking Cinza de Janeiro de 2009:

  • A primeira delas é o que o início do ano parece ter sido muito favorável aos sites de RPG – mesmo aqueles que perderam posições no ranking cinza tiveram algum aumento no traffic rank nacional segundo o Alexa,  como é o caso do Inominattus que tinha 60690 em Dezembro e melhorou para 57005 este mês, e o próprio Área Cinza, que caiu uma posição no ranking cinza mas melhorou seu traffic rank de 26301 para 22431 em Janeiro.
  • Alguns sites também caíram no próprio traffic rank do Alexa, como é o caso do D3system que teve uma leve queda de cerca de 1500 posições, A Matilha que despencou belos 10000 no ranking nacional, e o Laboratório do Doutor Careca liderando a queda com 12000 posições a menos que no mês de Dezembro. Além destes três, outros dois sites cairam no traffic rank,  mas estes não contam muito por estarem abandonados: as páginas moribundas da  Dragão Brasil e do Espaço RPG. No fim das contas, de 20 sites, 5 tiveram redução do traffic rank em relação ao mês de Dezembro, e mesmo assim dois deles nem foram atualizados nos últimos meses. Os outros 15 sites ou subiram ou se seguraram na faixa da mesma centena que estavam no fim do ano passado. Nada mal hein?
  • Outro indício da subida coletiva dos sites nacionais de RPG é a faixa de corte do 20° colocado, que este mês foi o traffic rank de 54457 dos caras do RPGArautos. Só para comparação, em Dezembro esta mesma medida foi de 63732, ou seja, o último colocado este mês esta 9275 posições acima no traffic rank nacional do Alexa que o mesmo colocado do mês passado. Talvez essa subida geral possa ser resultado das férias escolares, mas também não descarto o esforço coletivo de boa parte dos sites de se organizarem através de memes, promoções e postagens cada vez melhores e mais constantes.
  • Finalmente o já tradicional gráfico tosquinho que explícita a diferença entre as colocações dos sites no ranking e permite visualizar melhor os pontos onde existem enormes abismos entre duas posições, e onde a disputa esta mais acirrada, como no bolinho que engloba da 6ª a 9ª posição. Para ver a imagem em seu tamanho original é só clicar sobre ela:
  • Fica evidente que os 5 primeiros colocados estão em um nível bem diferenciado do restante da lista no que se refere aos acessos. Depois deste primeiro degrau temos o bolinho da 6ª a 9ª posição, com praticamente os mesmos valores de traffic rank, seguidos bem de perto pelo .20 na 10ª posição, que encerra a segunda bateria de sites.  Depois vem o último grupo, que começa na Fale RPG e vai até o fim da lista com desníveis menores e mais homogêneos, ou seja, a chance de uma mudança de posições ali até o mês que vem é grande, embora não seja tão explícita como no grupo 2.

    E ai o que acham? Mais alguma coisa que eu perdi? Previsões para o ranking de Fevereiro?

    Comments are closed.