A pesquisa da Wizards sobre o Dungeons & Dragons e D&D Insider

Na semana passada foi noticiada na ENWorld a criação de uma enquete pela Wizards of the Coast para avaliar, além dos hábitos D&Dísticos dos jogadores, o que eles esperam e o que tem achado do D&D Insider.

Pelo que eu percebi, a pesquisa aparece apenas às vezes como um pop-up na página do D&D Insider, o que deixa claro o recorte e enfoque do questionário nos usuários deste serviço. Afinal, uma pesquisa mais genérica apareceria também na página do Dungeons & Dragons, que deve ser muito mais acessada.

Mesmo assim, a pesquisa tem questões bem interessantes, com algumas perguntas que talvez sejam mais esclarecedoras que suas possíveis respostas. A multiplicidade de respostas para a pergunta 2 (Quando você joga D&D, você…), que inclui até “usa dados” (huh?) como uma possível resposta, explícita a proposta da WotC de tornar a marca D&D mais que apenas o jogo de RPG mais famoso do mundo, algo que eu acho que não é novidade, mas que está sendo levado com uma seriedade e prioridade nunca antes vistas. Aliás tendo a achar que daqui pouco tempo vai ser muito mais difícil entrarmos estas discussões sobre a WotC e os rumos do jogo sem levar em conta seu caráter de “hobby de múltiplas plataformas” e como se dá a integração entre elas na experiência de jogar Dungeons & Dragons.

As perguntas 10, 14 e 16, algumas das específicas sobre o D&D Insider, dão a opção de avaliar não apenas cada uma das ferramentas do D&DI, mas também de opinar sobre possíveis adições ao serviço, como descontos na compra de livros impressos para os assinantes, contato direto como os designers, ferramentas para compartilhar as suas criações com outros usuários do D&DI e por ai vai.

E a pesquisa vai fundo nas maiores críticas ao serviço online da Wizards of the Coast nas perguntas 19 e 20, que tratam da confiança do público que a empresa vá conseguir criar ferramentas digitais de qualidade e no prazo prometido para o Dungeons & Dragons. Imagino como serão as respostas depois que o Character Builder atrasou um bocado e a esperada D&D Virtual Game Table ainda não passa de uns screenshots.

A pesquisa é uma iniciativa bacana da WotC, além de uma forma mais focada e fácil de colher feedback do que acompanhar os infinitos tópicos que falam sobre a 4ª edição e as novidades da Wizards nas maiores comunidades de jogadores da internet. E para nós jogadores, é uma maneira simples de participar deste retorno e nos fazermos ouvir, embora provavelmente os resultados disso sejam praticamente imperceptíveis a curto prazo ou mesmo em qualquer prazo. De qualquer forma, se você é um de nós que adora discutir os rumos do Dungeons & Dragons, seja por aqui ou em listas de discussão e fóruns, não custa nada responder ao questionário.

(E depois vir discutir aqui!)

Comments are closed.