A Fantasy Flight vendeu os direitos de publicação do Midnight?

Midnight é um cenário publicado pela Fantasy Flight em 2003 que tem como proposta uma espécie de Terra Média onde o Mal venceu e os heróis representam uma resistência desesperada e sem muitas chances contra o Deus maligno Izardor e suas forças. O fato de ter como premissa a fonte mais batida de todas com um belotwist, e sua execução excelente, fez com que o cenário recebesse uma série de críticas favoráveis e ganhasse diversos prêmios, além de uma nova edição em 2005 e uma ótima série de suplementos, com direito até a uma caixa no modelo das antigas do Advanced Dungeons & Dragons.

O cenário entra fácil em um top 5 dos meus favoritos para Dungeons & Dragons (Eberron em primeiro ePlanescape em segundo para os curiosos), e mesmo em um top 10 de cenários em geral. Tanto o livro básico da primeira como da segunda edição são recheados de idéias para aventuras, ganchos, lacunas propositais e bem espertas, rumores, enfim, me parece impossível ler o Midnight Campaign Setting e não querer pelo menos jogar no cenário. E no fim das contas é isso que define um bom livro básico não é?

Mas apesar de todo amor que o cenário recebeu, com direito até a criação de uma lenda urbana que afirma que ele teria sido o segundo colocado no concurso promovido pela WotC para escolher seu novo cenário oficial durante a 3ª edição, parece que a Fantasy Flight tem outros planos para Midnight. A um tempo tem rolado o papo de uma série de TV baseada no jogo, que parece estar em fase avançada de produção a julgar pelos trailers disponíveis na página oficial. E agora que finalmente a série parece estar ficando pronta, a Fantasy Flighttirou todos os links e referências ao cenário de sua página oficial, assim como os downloads dos livros das lojas virtuais da One Book Shelf. Uma tentativa de acessar o hotsite de Midnight dentro da página da editora também não rolou, e acabou em um belo 404 error.

Uma das teorias dos assinantes da lista de discussão de Midnight é que com a venda dos direitos para a série, os direitos autorais dos livros também foram negociados no pacote, e não devem mais pertencer a Fantasy FlightOs caras espertos do The Gamer Dome acharam um post no blog da série que é atualizado uma vez a cada 6 meses (é…), que aborda as mudanças de forma aparentemente otimista, embora um tanto enigmática:

Hello friends of the Shadow! Thanks again for sticking with us during these long dry spells. There is SO MUCH going on behind the curtain with Midnight right now (and has been for months), and we are very eager to share some tangible news with all of you.

For now, the best we can do is tantalize you with promises of big news in the near future. We have been working extremely hard on our distribution for Midnight, and things are seemingly falling into place. It is still too early to announce anything – but we can see the light at the end of the tunnel, and it gets a bit brighter with each passing day.

Thanks to all of you for your unwavering support and words of encouragement!

-Fantasy Flight Studio

Parece que como diz nosso amigo, “o futuro é uma incógnita, mas como está é que as coisas não vão ficar!”. Espero que a linha continue, até porque se a série fizer algum sucesso nada mais lógico que manter os livros sendo impressos e vendidos. Mas mesmo que acabe, Midnight foi uma idéia bacana para uma linha de RPG, que foi extremamente bem executada pela FF e que deve se tornar cult daqui um tempo entre nós nerds do RPG.

Comments are closed.