EIRPG 2009 no Anime Friends?

Antes de mais nada um aviso: este post é baseado em um boato, logo tudo que for dito aqui pode em alguns dias se provar uma tremenda asneira. Então proceda com precaução!

Já está meio óbvio que a organização do Encontro Internacional de RPG está passando por algumas dificuldades este ano. O primeiro indício é a demora para a divulgação da data do evento, que no ano passado foi feita em Março. Estamos a 3 meses de Julho, mês no qual tradicionalmente o evento acontece, e ainda nada foi dito. Em listas de discussão algumas pessoas próximas a Devir inclusive levantaram indiretamente a possibilidade que o evento não ocorra em 2009, o que seria uma pena para um evento que acontece ininterruptamente a 15 anos e ocupa um lugar importante na história do RPG nacional.

Mas outra possibilidade, que foi levantada em off por um amigo de SP, é a que o EIRPG deste ano ocorra dentro da programação do Anime Friends, um dos maiores eventos de Anime da América Latina, organizado pela Yamato Comunicações e Eventos, de Takashi Tikasawa, que foi o responsável pelo Dragão Fest em 2003. Segundo nosso amigo paulista, as coisas ainda não estão acertadas, mas a negociação está rolando, e por isso mesmo a indeterminação e ausência de um pronunciamento por parte da Devir.

Ok, depois deste momento Nelson Rubens, vamos pressupor que o que está escrito aí em cima esteja efetivamente rolando. Todo mundo concorda que é melhor ter um EIRPG 2009 dentro do Anime Friends do que não ter nada este ano não é? Mas quais seriam os efeitos disso? Eu não conheço o AF, mas sei que a parada é gigantesca – o evento do ano passado teve um público estimado de 120 mil pessoas, contra os 11 mil participantes do EIRPG de 2007. Ou seja, dez vezes maior fácil! O meu grande amigo e gênio dos quadrinhos Igesteve no evento uns anos atrás e contou histórias de terror que envolviam ficar na fila para comer por horas e desistir de atravessar um determinado pavilhão de tão lotado que ele estava.  Isso pode ser excelente para o próprio EIRPG e editoras participantes, afinal um evento com 10 vezes mais pessoas teoricamente tem um público consumidor potencial 10 vezes maior não é? Mas isto vai depender de como seria essa fagocitação do Internacional – um estande de RPG de 10×10 metros dentro da multidão do Anime Friends dificilmente vai chamar mais a atenção do que a competição de cosplays ou mesmo as singelas mesinhas de card games. Então a parada tem que ser muito bem pensada para não ser um EIRPG só para cumprir tabela, que passe despercebido para quem não estiver ativamente procurando por ele. Ainda assim, se bem feito, pode atrair um público que é muito maior e possui uma série de afinidades com o nosso hobby, embora às vezes possa ser doloroso admitir isso.

E para nós, freqüentadores e cervejeiros do EIRPG? Bom, a primeira mudança seria a extensão do evento, já que o Anime Friends acontece por incríveis 7 dias! Como provavelmente todos que vêm de fora de São Paulo, eu não iria ficar mais que dois dias mesmo que o evento estivesse muito foda. E mesmo pra quem é de SP, 7 dias é meio over né? Isso poderia dar uma pulverizada no público que tradicionalmente vai ao Internacional, o que é junto com o leilão de livros usados, minha grande desculpa para continuar a ir no evento – rever conhecidos, tomar umas com os amigos e comprar livros, não tem sido ruim até então. E sem contar que os viajantes e invasores em geral teriam que apostar em uma organização da Devir para viver à altura do desafio de fazer algo legal e organizado dentro de uma mega estrutura como o Anime Friends. E bem, eu não tenho apostado tanto assim na organização da Devir…

Comments are closed.