EIRPG 2009 – O que pode melhorar?

Confirmado o Encontro Internacional de RPG de 2009, aproveitei para reler meus posts sobre os Internacionais de 20072008, pensando na pergunta lançada pelo Jaime Daniel tanto na Lista de Blogs de RPG como na boa e velha Área RPG: O que você acha que poderia ter de novo no EIRPG?

Na real, como o Barbi falou por aqui, o mais legal do EIRPG para nós foi sair com alguns camaradas, tomar umas cervejas e falar um bocado de um monte de coisas. Mas para isso não precisamos do EIRPG certo? Pelo menos não do espaço do evento no Marista. Então tirando isso, fiquei pensando que outras coisas podiam acontecer durante o EIRPG para que ele fosse mais atrativo para mim, afinal nas vezes que fui fiquei zanzando, batendo papo ou na fila do leilão de jogos usados!

O leilão podia sofrer um upgrade. Uma boa sugestão que rolou na lista de blogs é a de uma maior organização das caixas onde ficam os livros usados, seguindo uma ordem alfabética. Seria legal porque eu poderia pular feliz as caixas da letra V e poupar alguns dos meus minutos dentro daquela arena de gladiadores!

Seguindo meu novo interesse em jogos de tabuleiro, acho que a área dedicada a estes jogos deveria ter mais visibilidade. Sei que ano retrasado rolou uma exibição de Settlers of Catan, com pessoas ensinando o jogo, mas ano passado não vi nada parecido, embora possa ter rolado e eu ter perdido. Novamente, não sou nenhum especialista em boardgames, mas o pessoal do Castelo das Peças parece fazer um trabalho bacana na divulgação e organização de eventos, e se ainda não são parceiros talvez possam somar ao EI.

Valberto deu uma idéia que eu achei foda também – alugar umas máquinas de fliperama de jogos clássicos, em especial Shadow Over MystaraTower of Doom, os jogos da Capcom de Dungeons & Dragons, e colocar as fichas por um preço camarada. Eu gastaria fácil alguns reais para zerar pela primeira vez o Shadow no fliperama, ainda mais cercado de nerds como eu fazendo piadas e comentários sobre as edições e o jogo enquanto vou debulhando uns gnolls. E nem deve ser tão caro – aqui em BH muitos anos atrás demos uma festa na qual alugamos uma máquina de Cadillacs & Dinossaurs por dias, e olha que tinhamos lá nossos 17 anos e nenhuma grana, mas mesmo assim ficou bem barato dividido por umas 10 pessoas.

Também seria interessante ver a Devir bombar a 4ª edição do Dungeons & Dragons, com direito talvez a uma palestra especial sobre os planos de lançamento da nova edição do RPG mais famoso do mundo no Brasil. Além disso, demonstrações, dezenas de mesas de jogos, miniaturas grátis, tudo isso seria bem esperto por parte da editora, já que bombaria seu principal lançamento do ano. Ah claro, e ter lançado pelo menos o Livro do Jogador até lá ajudaria muito também!

Uma idéia que o Giltônio deu ano passado que eu achei foda é a de um convênio do evento com algum grande restaurante ou bar, que desse direito a um desconto ou um rango/drink grátis para quem fosse lá nas noites de sábado e domingo. Não parece ser difícil de conseguir, afinal estamos falando de um evento com milhares de participantes, e seria legal ir a um rolê depois do evento e encontrar com o pessoal em outro espaço de confraternização.

Finalmente, e puxando um bocado a brasa para o peixe dos blogs, seria bacana se a Devir reconhecesse que boa parte das notícias e produção de RPG hoje tem sido feita por blogs de jogadores. Além do espaço para o segundo Encontro de Blogs, essa “mão de obra” que ama o hobby e escreve sobre ele poderia ser utilizada de alguma forma tanto na promoção do evento como em sua cobertura. Certamente com um mínimo de infraestrutura a galera que faz podcasts poderia produzir de lá, o resto do pessoal criar posts, subir fotos, relatos, enfim, uma cobertura bem mais legal, pessoal e veloz que a que rola no site da Devir. Acho que as possibilidades aqui são inúmeras, mas seria realmente legal ver a Devir dar algum suporte e auxílio para este movimento que de certa forma já está rolando dentre os blogs nacionais de RPG e que só deve aumentar até Julho.

E repetindo a pergunta do Jaime – O que você acha que poderia ter de novo no EIRPG?

Comments are closed.