Um aplicativo excelente para o D&D 4ª edição

Essa semana conheci o iplay4e, um aplicativo incrivelmente simples e bacana tanto para quem gosta de ter uma grande quantidade de personagens prontos à disposição, como para aqueles mestres que incorporaramlaptops as suas mesas de jogo.

Comecei a usar o iplay4e hoje para testar, e basicamente ele funciona como um depósito de personagens feitos usando o D&D Character Builder, que foi liberado na versão beta para todo mundo, mesmo aqueles que não são assinantes do D&D Insider. No site você pode tanto fazer o upload de seus personagens, para acessá-los de outros lugares, e mesmo disponibilizá-los para outros jogadores e mestres, como também procurar todos os personagens já catalogados, de acordo com seu nível, raça e classe. Perfeito para improvisar aquele NPC de última hora em sua aventura! O serviço ainda tem poucos personagens, principalmente acima do 10° nível, mas se a moda pegar pode se tornar uma ferramenta genial para os mestres despreparados, e mesmo para aqueles que querem economizar um tempo na criação de suas aventuras.

Mas não é só isso – a parada é muito bem feita, e depois que você acessa um determinado personagem, tenha sido ele criado por você ou outra pessoa, você tem acesso a todos os itens, talentos e poderes com roladores integrados, ou seja, só clicar em um determinado poder que o programa faz a rolagem com os modificadores necessários! Genial mesmo.

Resta saber se o iplay4e não corre o risco de ser exterminado pela Wizards. Um ponto positivo neste sentido é que o programa não usa os textos descritivos dos poderes, habilidades e talentos, apenas suas partes mecânicas. E eles tomaram o cuidado de não usar a marcar Dungeons & Dragons em nenhum lugar, o que deve tornar as coisas um pouco mais difíceis para os advogados da WotC caso se voltem contra o aplicativo. Por outro lado, ele não respeita a licensa especial da editora para websites, pelo simples fato dela ainda ser inexistente… Então vale a pena baixar os personagens rapidinho só para garantir!

Comments are closed.