Ainda precisamos do Ranking Cinza?

Como alguns de vocês perceberam o Ranking Cinza de Junho, que deveria ter sido postado na quinta dia 25 ainda não deu as caras por aqui. Isso aconteceu porque passei por uma semana extremamente corrida no trabalho que se somou a mais um monte de pequenas confusões na minha vida e que nem vem ao caso aqui.

Coincidentemente neste mesmo dia 25 estreou o mega blog Paragons, formado pela união de quatro outros blogs de RPG fodas – Ooze, Pensotopia, 42 e Pop Dice. E dentre as várias coisas legais que eles levaram de seus respectivos blogs originais para o Paragons está o Pop Rank, que tem o foco apenas na colocação dos blogs de RPG e já era muito estiloso, e voltou ainda mais bombante, com uma incrível atualização diária automatizada desenvolvida pelo pessoal da RPGOnline que me deixou de cara!

Além do impressionante novo Pop Rank, o lance é que eu nem acho que o Ranking Cinza algo mais tão divertido e curioso de se fazer como antes. Sim, era bacana saber todo mês que sites subiram e caíram, mas mais por uma curiosidade e interesse de acompanhar quem estava sendo mais lido naquele momento, do que um juízo sobre qual blog era ou estava melhor naquele mês. Os rankings, pelo menos neste formato, medem a visitação, e não a qualidade, e às vezes isso fica um pouco nebuloso. Mas agora temos uma mega ferramenta foda para fazer isso diariamente, possibilitando inclusive que os mais empolgados com as estatísticas acompanhem o movimento de subida e descida com uma precisão e facilidade nunca antes tida.

Minha questão então é: vale a pena manter o Ranking Cinza quando temos uma ferramenta melhor em mãos? Um dos argumentos contrários ao fim do ranking poderia ser justamente que ele lista mais que apenas os blogs, mas não são eles justamente os mais interessados? E mesmo assim, caso essa perda da listagem dos portais e editoras de RPG no ranking seja considerada grande, quem sabe eles não podem ser incorporados em outra divisão do novo Pop Rank? Estive pensando um bocado sobre isso nos últimos dois dias e queria saber o que vocês acham – o Ranking Cinza ainda tem alguma relevância e desperta alguma discussão?

Comments are closed.