Os Top 5 do ICv2: Abril – Agosto 2009

Ontem o ICv2, site que é a maior referência especializada sobre o mercado de produtos relacionados à cultura pop (animes, mangas, jogos eletrônicos e de mesa, quadrinhos e brinquedos), divulgou sua tradicional e esperada lista dos mais vendidos em diversas categorias de jogos na revista ICv2 Insider’s Guide #68, com base nos números repassados pelos lojistas norte-americanos.

A recente lista tem o sugestivo nome de Hobby Game Market Strengthens, e indica que de forma geral o mercado de jogos tem se saído muito bem mesmo com a crise na economia norte-americana. No entanto os diferentes tipos de jogos dentro deste mercado de hobby games tem demonstrado níveis de sucesso diferenciados. Os jogos de tabuleiro, ou board games, são os que lideram a categoria atualmente:

Board games continues to be the category with the most heat, with retailers and distributors across the board still reporting increased sales.

Os card games colecionáveis, que no início do ano amargaram as maiores quedas de vendas estão se reestruturando e voltando lentamente ao posição de destaque na categoria dos jogos:

Collectible Card Games as a category are bouncing off the bottom, with the top brands getting most of the benefit: Magic: The Gathering and Yu-Gi-Oh! in the hobby, and Pokemon and Yu-Gi-Oh! at mass.

E finalmente, as notícias em relação as vendas dos role playing games não são tão boas assim:

The roleplaying game category remains deeply troubled, with most brands down, and the gap between Dungeons and Dragons and the rest growing.

Profundamente problemática é algo que  eu não esperava ouvir sobre a categoria dos RPGs, embora a segunda parte seja esperada – que a distância entre o título mais famoso do mercado, o Dungeons and Dragons e os outros produtos da categoria está aumentando cada vez mais. Ou seja, de certa forma o D&D tem se salvado das dificuldades que os outros títulos tem encontrado, talvez pela força da marca que existe a mais de 30 anos, pelo investimento financeiro maciço da Wizards of the Coast, ou provavelmente ambos os fatores. Os top 5 na categoria são:

Top 5 Roleplaying Games
1 Dungeons and Dragons Wizards of the Coast
2 Warhammer 40k: Dark Heresy Fantasy Flight Games
4 World of Darkness White Wolf Publishing
3 Song of Ice and Fire Green Ronin Publishing
5 Shadowrun Catalyst Game Labs

lista é praticamente igual a que tínhamos no início do ano, com a única alteração sendo a entrada do Song of Ice and Fire da Green Ronin no lugar de Star Wars da WotC. E tem me surpreendido a longevidade doWarhammer 40k: Dark Heresy, que desde o segundo semestre de 2008 mantém a segunda posição. Agora é ver como esta lista se reconfigura com a chegada do Pathfinder, se tivesse que apostar colocaria minhas fichas que ele já entra em quarto ou até mesmo terceiro no próximo top5 da ICv2 visto o impacto que causou em seu lançamento na GenCon.

Top 10 Hobby Channel Board, Card, Family Games
1 Settlers of Catan Mayfair Games
2 Ticket to Ride Days of Wonder
3 Carcassonne Rio Grande Games
4 Bang! daVinci
5 Dominion Rio Grande Games
6 Small World Days of Wonder
7 Agricola Z-Man Games
8 Arkham Horror Fantasy Flight Games
9 LeHavre Lookout Games
10 L-C-R George and Company

Settlers of Catan permanece soberano, aliás como o Ticket to RideCarcassonne, mesmos integrantes do top3 do início do ano. As novidades foram as entradas do LeHavreL-C-R nas últimas posições da lista.

Top 5 Non-Collectible Miniature Lines
1 Warhammer 40k Games Workshop
2 Warmachine Privateer Press
3 Hordes Privateer Press
4 Warhammer Fantasy Games Workshop
5 Dark Heaven Reaper Miniatures

A categoria das miniaturas não-colecionáveis é um campo de batalha entre a hegemonia da Games Workshop, velha líder do ramo, contra a mais nova Privateer Press. Novamente tenho alguma expectativa que talvez a chegada do Pathfinder tenha algum efeito sobre esta categoria, já que a Paizo fechou um acordo para que a Reaper Miniatures produza as figuras baseadas em sua nova linha de RPG.

Finalmente as listas dos jogos colecionáveis, que incluem card games e jogos de miniaturas com coleções e figuras seriadas:

Top 5 Collectible Games

Over-all

1 Pokemon TCG Pokemon USA
2 Yu-Gi-Oh! TCG Konami Digital Entertainment
3 Magic: The Gathering Wizards of the Coast
4 World of Warcraft TCG The Upper Deck Company
5 Star Wars Miniatures Wizards of the Coast
Top 5 Mass Market Collectible Games
1 Pokemon TCG Pokemon USA
2 Yu-Gi-Oh! TCG Konami Digital Entertainment
3 Magic: The Gathering Wizards of the Coast
4 Chaotic TCG Chaotic USA
5 Naruto CCG Bandai America
Top 10 Hobby Channel Collectible Games
1 Magic: The Gathering Wizards of the Coast
2 Yu-Gi-Oh! TCG Konami Digital Entertainment
3 World of Warcraft TCG The Upper Deck Company
4 Star Wars Miniatures Game Wizards of the Coast
5 HeroClix WizKids
6 D&D Miniatures Wizards of the Coast
7 Monsterpocalypse Privateer Press
8 Pokemon TCG Pokemon USA
9 World of Warcraft Miniatures The Upper Deck Company
10 Epic TCG Epic

É, o card game do Pokemon continua firme e forte, e recuperou o topo de praticamente todas as categorias depois de tê-las perdido no início do ano para o tal Bakugan, que aliás nem deu sinal por aqui. Me surpreendeu o D&D Miniatures ainda em 6°. A lista do top 5 geral dos jogos colecionáveis só tem pesos pesados: Pokemon, o chatíssimo Yu-Gi-Oh!, nosso bom e velho Magic, World of Warcraft e Star Wars Minis.

Comments are closed.