Vencedores do ENnies 2009!

A sexta-feira passada, na qual ocorreu o segundo dia da GenCon, não foi só marcada pelo anúncio do novo cenário oficial de Dungeons & Dragons não senhor! Naquela noite também foram anunciados os vencedores do ENnies, mais importante premiação do mercado de RPG na qual o público vota em uma lista de títulos pré-selecionados por um corpo de jurados. Então vamos os vencedores de cada categoria, devidamente traduzidos pelo Phil do Ambrosia, e meus comentários:

Melhor Website

Ouro – Obsidian Portal
Prata – Kobold Quarterly

O Obsidian Portal foi uma surpresa para mim, nem conhecia direito o site e não imaginava sua popularidade para colocar no bolso grandes como o Critical Hits e o Dungeon-a-Day do Monte Cook. Enfim, votei além do Critical Hits, no Kobold Quarterly página da excelente revista em PDF (e agora impressa) de mesmo nome.

Melhor Podcast

Ouro – All Games Considered
Prata – Order 66

Melhor arte de capa

Ouro – CthulhuTech, Catalyst Game Labs
Prata
– Pathifinder Adventure Path #19: Howl of the Carrion King, Paizo Publishing

Votei na capa da aventura do Pathfinder, e do sci-fi 3:16 Carnage Amongst the Stars, Box Ninja. Mas a doCthulhuTech é realmente uma capa foda, embora não seja exatamente do meu gosto…

Melhor arte interna

Ouro Dark Heresy Core Rulebook, Fantasy Flight Games
Prata – Mouse Guard, Kunoichi/Archaia

Vi poucas das ilustrações internas de cada concorrente, e por isso mesmo votei no Dark HeresyMouse Guard, por serem os que conhecia melhor a parte de ilustrações. No entanto apostava em colocações invertidas, com o Mouse Guard no ouro.

Melhor cartografia

Ouro – Pathfinder Chronicles Second Darkness Map Folio
Prata – Star Wars:  Scum and Villainy

Melhor valor de produto

Ouro – Dark Heresy Core Rulebook, Fantasy Flight Games
Prata – Mouse Guard, Kunoichi/Archaia

Melhor escrita

Ouro – Kobold Quarterly, Open Design
Prata – Don’t Lose Your Mind, Evil Hat Productions

Kobold Quarterly detonando, gosto muito desta revista! E agora não tenho mais desculpa para não comprar o PDF do Don’t Lose Your Mind. Aliás, os caras da Evil Hat mandam sempre bem!

Melhores regras

Ouro – Dungeons & Dragons 4th Ed. Players Handbook, Wizards of the Coast
Prata – A Song of Ice and Fire Roleplaying, Green Ronin

Como o ENnies é um prêmio escolhido pelo público, obviamente a popularidade de um título é o principal fator, e como vimos no resultado final da premiação, a marca Dungeons & Dragons ainda é indiscutivelmente a maior e mais representativa no RPG, com ou sem 4ª edição. Aliás sobre isso recomendo o ótimo texto do Shido sobre marcas e RPG no .20. Curioso foi A Song of Ice and Fire logo depois do D&D, com uma pegada de regras bem diferente e minimalista pelo que vi no quick start.

Melhor produto gratuito

Ouro A Song of Ice and Fire Roleplayng Quickstart, Green Ronin
Prata – Swords and Wizardry, Mythmere Games

Melhor livro eletrônico

Ouro – Collection of Horrors:  Razor Kids, White Wolf
Prata Tales of Zobek:  An Anthology of Urban Adventures, Open Design

Melhor acessório

Ouro – D&D Insider, Wizards of the Coast
Prata Kobold Quarterly, Open Design

Como eu havia previsto, a disputa ficou entre o D&D InsiderKobold Quarterly para decidirem quem ficaria com o ouro. Enquanto o DDI tem uma proposta de suporte online calcada cada vez mais nas ferramentas para uso na mesa de jogo e preparação das sessões, a KQ é uma revista no modelo antigo, embora seja distribuída principalmente por PDF. No fim valeu a nova pegada do D&D Insider, assim é claro, como o peso do nome! Mas é fato que o DDI tem valido cada vez mais o valor de sua mensalidade com inovações e materiais em um fluxo impressionante.

Melhor produto de miniaturas

Ouro – Game Mastery Flip-Mat:  Waterfront Tavern, Paizo Publishing
Prata DU1 Halls of the Giant Kings Dungeon Tiles, Wizards of the Coast

Melhor Regalia

Ouro – BattleTech: The Corp, Catalyst Game Labs
Prata – Art of Exalted, White Wolf

Melhor Aventura

Ouro – Pathfinder Adventure Path #19: Howl of the Carrion King, Paizo Publishing
Prata – P1: King of the Trollhaunts Warrens, Wizards of the Coast

Ah se a Paizo não levasse o ouro na categoria de aventuras eu ia pessoalmente no ENnies do ano que vem dar um chilique, afinal é basicamente o que os caras fazem de melhor desde as páginas da Dungeon Magazine. Ainda não vi a King of the Trollhaunts Warrens, mas vou dar uma chance mesmo depois de ler as primeiras três (e fracas) aventuras oficiais.

Melhor monstro ou adversário

Ouro – Dungeons and Dragons 4th Ed. Monster Manual, Wizards of the Coast
Prata – Dark Heresy Creature Anathema, Fantasy Flight Games

Ok hora de sair do armário – apesar de gostar da 4ª edição, eu acho o Manual dos Monstros terrível, simplesmente uma sombra do que vimos nas edições anteriores do D&D. Agora com o Monster Builder para assinantes do D&D Insider, eu nem preciso mais abrir esse livro para ver suas ilustrações meia boca ou requentadas para ter acesso as estatísticas dos monstros, que é a única coisa que tem no livro mesmo…

Melhor ambientação

Ouro – Pathfinder Chronicles Campaign Setting, Paizo Publishing
Prata Swashbucklers of the 7 Skies, Atomic Sock Monkey / Evil Hat

Melhor suplemento

Ouro CthulhuTech: Vade Mecum
Prata – Star Wars: The Clone Wars, Wizards of the Coast

Melhor jogo

Ouro – Dungeons & Dragons 4th Edition, Wizards of the Coast
Prata – Dark Heresy Core Rulebook, Fantasy Flight Games

Produto do ano

Ouro Dungeons & Dragons 4th Edition, Wizards of the Coast
Prata Mouse Guard, Kunoichi/Archaia

Aqui que as coisas realmente pegaram fogo! Dungeons & Dragons demonstrando novamente toda sua popularidade, apesar do acidente de percalço do Origins e da pedra no sapato que foi o Mouse Guard. Ficou claro, pelo menos pelos fóruns e listas de discussão, que o prêmio de produto do ano seria polarizado entre os apoiadores da nova edição do D&D e aqueles que não curtiram e votaram no Mouse Guard! Não que o livro não seja foda, aparentemente ele é, estou doido esperando o meu e se não fosse tão bacana não teria levado oOrigins. Mas também não podemos ignorar o fato do livro ter ganho uma imensa popularidade e fama justamente por causa desta vitória sobre o D&D, e as esperanças de muitos era que isso se repetisse nos ENnies.

Melhor editora segundo os fãs

Ouro – Wizards of the Coast
Prata Paizo Publishing

Aqui ficou explícito principal embate dos ENnies entre as duas maiores forças do d20 atualmente. Novamente a Wizards levou a melhor e se mostrou mais forte que nunca dentre o público dos jogadores de RPG. Por outro lado, no evento a Paizo dominou e conseguiu marcar uma forte presença nos prêmios sem mesmo ter lançado na época seu carro chefe – o Pathfinder RPG, que abalou o primeiro dia da GenCon.

Para encerrar esta análise dos ganhadores do ENnies, uma idéia que o Talude do RPGNews teve e que achei bem interessante para demonstrar o embate das editoras – pontuar os prêmios que cada uma levou e fazer um ranking (já deu para perceber que eu adoro rankings e listas não é?) do resultado, onde o ENnie de ouro vale 2 pontos e o de prata vale 1 ponto:

1. Wizards of the Coast (16 pontos)

2. Paizo Publishing (10 pontos)

3. Fantasy Flight Games (6 pontos) e Catalyst Game Labs (6 pontos)

4. Open Design (5 pontos)

5. Green Ronnin Publishing (3 pontos), White Wolf (3 pontos) e Kunoichi/Archaia Studios Press (3 pontos)

6. Evil Hat Productions (2 pontos)

7. Mythmere Games (1 ponto)

Comments are closed.