Anunciada a RPGCon 2010!

Apesar de ter sido dada poucas horas atrás a notícia já se espalhou como fogo em gasolina: a RPGCON 2010 acontecerá em São Paulo nos dias 03 e 04 de julho, e será organizada novamente pela bem-sucedida tríada composta pela Equipe d3system, Caravana Surreal e Grupo Céos. A excelente novidade foi dada pelo prório Douglas D3, um dos principais cabeças do evento, em sua conta do twitter, e posteriormente confirmada na lista de Blogs de RPG.

Em 2009 o RPGCon foi realizado em cima da hora para suprir a lacuna deixada pelo Encontro Internacional de RPG, o mais tradicional evento de RPG do Brasil que durante dezesseis anos foi realizado pela Editora Devir. Apesar de toda a correria (o evento foi realizado em menos de dois meses!), o RPGCon 2009 foi fantástico, com inúmeros pontos positivos onde seu antecessor repetia anualmente os mesmos erros.

O hype imediato sobre a notícia foi tanto que por algumas horas a tag #RPGCon ficou entre os trending topics nacionais, o que é um feito e tanto! Para completar o dia RPGCon 2010, o nosso chapa J.M. Trevisan fez uma entrevista relâmpago com o D3, e dela destaco duas perguntas que pra mim definem bem a RPGCon:

No tempo do EIRPG as pessoas reclamavam da falta de atrações. Por outro lado, na RPGCon, o que mais se ouvia eram elogios porque sempre havia algo interessante acontecido. Foi uma preocupação consciente?

Sim. Nosso principal objetivo era elaborar um evento que mantivesse o público ocupado, que justificasse o valor da entrada. Às vezes, acho que até exageramos, porque eram muitas atividades. É óbvio que uma grande parte dessas atrações foi desenvolvida pelas associações e parceiros, que não tinham essa abertura no EIRPG. Se tudo der certo, pretendemos ampliar essa política em 2010.

Para um evento organizado quase às pressas e com pouca divulgação, o público da RPGCON 2009 me pareceu mais do que razoável. Isso representa de alguma forma a saúde do mercado brasileiro de RPG?

A primeira edição teve um público total de 2800 pessoas (1500 no sábado e 1300 no domingo). Eu acredito que essa resposta indica duas coisas: primeiro, que a ausência de um evento nacional afetaria negativamente a sobrevivência do hobby e segundo, que o mercado continua existindo e tem uma certa estabilidade, nós é que não sabemos exatamente qual é o tamanho dele. Os jogadores existem. Basta trabalhar para alcançá-los.

Bem isso mesmo. A RPGCon foi um evento super aberto, com boa parte da progamação oferecida por parceiros e com um trilhão de coisas legais acontecendo ao mesmo tempo. Esse foi o cerne da parada, movido por um senso de camaradagem e construção em conjunto que não pode se perder. Os jogadores estão aí, tem um monte coisas legais acontecendo e de gente disposta a dar uma força nos eventos, é só saber chegar!

Um Comentário

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. cochise disse:

    Na falta de um lugar para isso vai aqui mesmo.
    O layout está com a coluna do texto muito streita, prejudicando a leitura e fazendo com que tenha que rolar muito a página.
    Ao que me paece exitem dois formilários de comentários diferentes, o do intesedebate abaixo da postagem e a caixa ao lado dela.
    Ao terminar de ler a postagem é preciso voltar ao topo dela para comentar, o que aliado à coluna de texto ser estreita e os posts da área cinza grandes é muito chato.

    Mas o layout está sim mais bonito. Prefiro ao naterior, só me desagradou a largura das colunas

Comments are now closed for this article.