Mais uma rodada de demissões na Wizards of the Coast

A Wizards of the Coast tem uma tradição de fazer demissões em massa no mês de Dezembro, nos quais grandes nomes da editora, como Chris Sims, Scott Rouse, Jonathan Tweed e Rob Heinsoo foram mandados sem muita cerimônia para a o olho da rua. Como ainda estamos à distantes sete meses de celebrar o natal com a WotC, foi com grande surpresa que li a notícia da demissão de Andy Collins, Jesse Decker, Torah Cottrill e Peter Schaefer no twitter do também ex-funcionário da Wizards of the Coast Chris Sims.

O primeiro nome que se destaca é o de Andy Collins, um dos designers do Players Handbook da 4ª edição do Dungeons & Dragons ao lado de Rob Heinsoo e James Wyatt, além de ter trabalhado no Star Wars Saga e dezenas de outros títulos para na 3ª edição do D&D. Não se sabe muito bem se Collins foi mandado embora ou se preferiu sair da editora, as informações de Sims são bem confusas neste ponto, mas é certo que a editora perdeu um de seus mais prolíficos autores.

Jesse Decker é outro cara que escreveu inúmeros livros para a 3ª edição (inclusive o ótimo Unearthed Arcana), mas que não chegou a lançar nada nos últimos anos na Wizards. Segundo o bom e velho Erik Mona, cabeça da Paizo e também um ex-funcionário da WotC, Decker havia assumido nos últimos meses a função de gerenciar a marca Dungeons & Dragons, tarefa que foi de Scott Rouse até 2009…

Peter Schaefer teve uma longa carreira na White Wolf antes de ser contratado pela Wizards, onde executava a função de developer, e escreveu uma série de artigos para as versões online das revistas Dragon e Dungeon. Aparentemente Schaefer também optou por sair da editora por conta própria, e é possível ler um post de despedida em seu blog.

Um nome bem menos familiar, Torah Cottrill é creditado na edição do Player’s Handbook 2 e Dungeon Magazine Anual, pelo menos foi tudo que pude encontrar.

E assim as coisas vão seguindo na Wizards of the Coast. Não duvido nada que Andy Collins e Jesse Decker sejam logo cortejados por outras editoras de RPG, em especial a Paizo, que tem se especializado em crescer com base nas demissões da maior editora de RPG do mundo. E fica a pergunta: dos nomes grandes que sobraram na WotC, como James Wyatt, Mike Mearls e Bruce Cordell, quais terão a sua vez em Dezembro?

9 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Barba disse:

    Não rola um padrão? O designer trabalha muito para lançar grandes títulos e depois eles correm com ele de lá pra contratar novatos mais baratos?

  2. Será problemas financeiros? Temo por dias sombrios para meu querido D&D.

  3. Tek disse:

    A maneira de fazer negócios da WotC me espanta.
    Espero que pelo menos a marca D&D consiga manter o sucesso, porque esse modelo de trabalho deles tá complicado.

  4. Vinicius Zoio disse:

    Gaaaaah, mas que empresa infernal!!!!

    Esse pessoal da Wizards tem um método mto estranho de trabalhar, pqp…

    Boa sorte pro pessoal que está saindo!

    E tenho mto medo de dezembro deste ano!

  5. @gjgouvea disse:

    Pelo lado bom, pode ser que esse pessoal vá para o Pathfinder da Paizo, para a Green Ronin, etc…

  6. Dan Ramos disse:

    Nem precisa ser problemas financeiros, aposto mais em safadeza do mundo corporativo mesmo. Você é um bom funcionário, faz coisas boas pra empresa, começa a ficar caro e o mundo continua cheio de novos talentos que custam muito menos.

  7. gustavo disse:

    O D&D está MORTO, quem é mestre antigo e viu a PORCARIA da Quarta Edicao sabe disso…
    A Wizards é uma empresa mercenária e estúpida, e tem muito burrão trabalhando lá atualmente, a TSR era muito melhor )

  8. ricardolbsda disse:

    é velho, se tu for jogar a 4ªedição já com a mente fechada vai ser uma bosta mesmo, em verdade a industria dos rpg tradicionais tombou diante dessas baboseiras MMO.

    é engraçado eles demitirem o pessoal em DEZEMBRO, sem nemhuma cerimonia como foi dito.

Trackbacks for this post

  1. Mike Mearls vira Gerente de D&D|Notícias da Terceira Terra

Comments are now closed for this article.