Chegando a RPGCON e o Mamute!

As coisas continuam lentas aqui no Área Cinza, mas é por um bom motivo! As últimas duas semanas foram de pura correria e preparativos para nossa participação na RPGCON 2010, que acontecerá em São Paulo neste próximo fim de semana.

Além das paradas de sempre como caos de passagens, estadia, e preparativos para o furo no cartão de crédito, este ano assim como no ano passado vou participar de uma palestra no evento! Logo na abertura da RPGCON, na manhã de sábado eu e os trutas da Secular Games vamos conversar um pouco sobre a produção independente de RPG. Segue a descrição sucinta do site:

10:30 às 12:00 – A Produção de RPG independente – A experiência na Secular Games
Palestrantes: Giltonio Santos, Rafael Rocha, Richard Garrell e Tiago Marinho
Descrição: A partir da experiência na Secular, os palestrantes discutem os desafios da produção independente de RPG e a viabilidade de projetos anteriores e atuais, concebidos e fomentados dentro da própria comunidade.

Acho que vai ser divertido, vamos falar um pouco sobre formatos alternativos de publicação, nossa experência com RPG em PDF e com o mercado gringo, faça-você-mesmo, e compartilhar o processo de produção do Mamute, nosso zine de RPG que será lançado no evento. Na verdade estou tão empolgado com o fanzine que acho que merece mais espaço neste post!

A idéia de escrever um fanzine de RPG surgiu em meio a uma reunião da Secular no fim de Fevereiro na qual discutíamos estratégias e idéias para nosso primeiro lançamento para o mercado nacional – afinal nossos outros livros foram todos produzidos em inglês e focados no mercado gringo de RPGs em PDF. Decidimos que nosso primeiro livro em português será o Busca Final, um jogo extremamente autoral e interessante do Giltônio, mas que na época ainda estava sendo escrito (ele concluiu o manuscrito mês passado!) e que avaliamos que só poderia ser lançado no segundo semestre. Também estávamos com muita vontade de lançar algo na FRI – Feira de RPG Independente, que já rolou ano passado na RPGCON e foi uma das idéias mais espertas que D3, Wallace & Companhia tiveram! A proposta aliás é de todo ano daqui pra frente lançarmos algo na FRI e fazer a parada crescer e bombar ainda mais. Somamos então a vontade de lançar algo na FRI, o que infelizmente não seria possível com o Busca Final, com nosso desejo de fazer algo mais autoral, autêntico e provocativo. Citando as palavras do meu chapa Giltônio na entrevista sobre o Mamute para o Trevisan: “A gente sabia que queria publicar livros de RPG, mas também sabíamos que não era só isso. Começamos com a Secular escrevendo livros cheios de regras pra D&D/d20, precisávamos marcar o giro para algo menos convencional e mais autoral. Nesse sentido, pensamos: o que é mais autoral que um fanzine?”

Quatro meses depois finalmente o Mamute está nas gráficas! O zine custará 7 reais e terá o formato A5, com capa colorida em papel couché e o interior com 72 páginas em preto e branco, sendo que 12 destas páginas compõem o encarte do Tópicos & Trolls, um drinking game de humor, ironia e paródia sobre fóruns e listas de discussão sobre RPG na internet!

Além da capa, feita pelo grande Daniel Poeira, segue uma breve descrição das matérias presentes na primeira edição do Mamute. Mas estejam avisados: o conteúdo é muito mais divertido, irônico e útil do que eu vou conseguir reproduzir aqui em poucas linhas!

  • Editorial: Meio editorial meio manifesto sobre a proposta do fanzine. Pura classe.
  • A Cerveja Certa para o RPG Certo: Quem melhor que o mestre cervejeiro e apreciador de RPGs indies Daniel Chaves (@danyaell) para escrever este guia de harmonizações entre alguns tipos de cervejas e RPGs?
  • Encaixotando o RPG: Antonio “Pop” Sá já é famoso por seus tutoriais ensinando a montar caixas de RPG no Paragons. Neste artigo ele fez um passo a passo para quem quer começar a encaixotar seus jogos com direitos a fotos e tudo!
  • Estantes: A idéia desta coluna é pegar alguém que já tem um tempo de estrada no RPG, pedir para tirar uma foto de sua coleção de jogos e falar um pouco sobre seus destaques e favoritos. E quem estreou a coluna foi o Guilherme editor da Jambô, falando sobre Falkenstein, Shadowrun e Birthright.
  • Casa de Marimbondo: Um artigo que faz uma retomada do RPG desde os anos 90 e coloca algumas idéias provocativas sobre o faça-você-mesmo e a produção de RPG.
  • Busca Final: Já falei sobre o Busca, o próximo lançamento da Secular Games. O Giltônio, autor do livro, escreveu um pouco sobre a proposta do jogo e seu tema.
  • Entrevista Steve Kenson: Uma breve entrevista com o criador do Mutantes & Malfeitores, na qual fala também de seu mais novo lançamento, o Icons, que utiliza o sistema FATE.
  • A Perfumaria – Fantasia Brasilis: Primeiro artigo desta coluna do Remo no zine! Quem conhece o cara de listas e do .20 sabe que pode esperar algo bem afiado, e ele não decepcionou com um texto excelente sobre fantasia com temática brasileira. E nem adianta torcer o nariz para o assunto, você tem que ler isso!
  • Resistir é Inútil: A pirataria é má, suja e ameaça o mercado! Ou não. Minha proposta neste texto é de avaliar o fenômeno da pirataria por outro lado, e quem sabe até tirar algum uso dela. De brinde um tutorial bem inusitado!
  • O ABC do Metal RPG: Uma versão expandida e mais mais legal do artigo que o Giltônio escreveu por aqui ano passado. Mais bandas, mais RPG, mais metal!
  • Como Eu Gosto de Caixas – Uma Resenha do Warhammer Fantasy RPG: O Tiago, grande fã do Warhammer, voltou a Era das Caixas e escreveu esta resenha da nova edição do WFRPG.
  • Tópicos & Trolls: A cereja no topo do bolo! O Tópicos & Trolls é um encarte removível (desde que você seja hábil com um estilete!) que trás um jogo completo – na verdade um drinking game, para ser jogado nos bares da vida. Como o nome sugere, o T&T simula os já conhecidos, infrutíferos e hilários debates de listas de discussões sobre RPG na internet. Cada jogador assume uma classe de troll, que batalha em cada tópico contra outros jogadores em busca dos maravilhosos Pontos de Ego! Como eu estou muito empolgado com a parada colocarei aqui uma prévia, com a descrição de uma das sete Classes e seu respectivo poder especial!

Blogueiro New School“Novo post!” “Me dá uma entrevista?” “Ótima dica!” “Vamos criar uma revista eletrônica!” Os anos de exclusão social e cantos da lanchonete da escola ficaram apenas no passado desse jovem empolgado: o blogueiro new school agora tem amigos! Animado, feliz e cheirando a espírito adolescente, esse simpático e construtivo amigo vai um dia se tornar um Administrador de Portal Decadente ou um Coordenador de Lista Histérico (nota: estas também são duas Classes do T&T), mas quem se importa? “Esse é meu cenário steampunk!”.

Habilidade: “Jabá!”
Este poder obriga o Blogueiro New School a entrar (ou se intrometer, depende do ponto de vista) no turno do próximo troll naquele tópico no qual ele não estiver participando, informando que em seu blog existe um post a respeito do assunto tratado, obrigatoriamente interrompendo algum outro jogador que esteja expondo seu ponto de vista:

a) Caso o troll que ele interrompeu vença a discussão inicial, o Blogueiro New School recebe um dos Pontos de Ego do perdedor, ou;

b) Se o troll interrompido for derrotado, o Blogueiro New School deve virar uma dose junto com ele.

Novamente o zine tá muito legal, e se você ficou interessado e vai a RPGCON sugiro comprar o seu lá mesmo – fizemos 200 cópias desta edição e o plano é não imprimir mais. Acabou já era! Se você não vai pra SP neste glorioso fim de semana, mais ainda assim quero seu Mamute, uso o formulário de Contato e combinamos como lhe enviar uma cópia.  Essa gambiarra é só por um tempo: logo o novo site da Secular Games (com uma área do Mamute) estará no ar!

22 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Phil Souza disse:

    hahahaha! ADOREI! Tópicos & Trolls! Sensacional!!!! preciso ver isso Rocha, uma pena que não vou estar no RPGCon. Como faço para comprar e receber por aqui?

  2. Wallace disse:

    Sexta-feira vai ter que rolar uma sessão de T&T (Meu novo RPG preferido), o Barão de Munchausen dos homens de verdade!!

    E vamo que vamo!!

  3. Barba disse:

    Avante Mamute!

  4. ReyOoze disse:

    Discordo do Wallace porque ele não tem base pra discernir sobre seu RPG preferido. Eu sei do que eu to falando, eu tenho provas! Meu blog tem um post sobre RPGs preferidos que vocês tem que ler, com uma entrevista [EXCLUSIVA!!!!!!!!] comigo mesmo!

    • Wallace disse:

      Lamentável seu comentário Ooze.
      Primeiramente, respeite o gosto pessoal dos outros. Já não é a primeira vez que lhe digo isso. Considere-se advertido.

      O Tópicos e Trolls é mais uma tentativa do mesmo grupo de sempre em me atacar pessoalmente e ao meu trabalho com RPG. Mas não vou entrar em discussão com você e nem com eles, porque o RPG não pode estar acima da ética.

      • Rocha disse: (Author)

        Temos aqui um exemplo claro da mecânica do Tópicos & Trolls. O troll ReyOoze (Blogueiro New School) em sua rodada fez o ataque contra o troll Wallace (Coordenador de Lista Histérico), apostando assim 01 Ponto de Ego. Wallace poderia ter decidido afinar e não render assunto (devendo assim virar uma dose), mas ao contrário o bravo e destemido troll decidiu comprar a briga ao retrucar e também apostar 01 Ponto de Ego na contenda. Os dois trolls podem continuar trocando ataques (e apostando Pontos de Ego) ou partirem pro momento da verdade – a rolagem de dados que vai definir o vencedor (também conhecido como "Vamos resolver isso no Internacional")!

  5. Leonel disse:

    O meu já está separado? Porque, se não estiver, vou contar umas verdades que podem quebrar uma ou outra editora!

  6. urbano disse:

    Muito bom, sábado compro o meu MAMUTE huauhauhauha

  7. Quero um Mamute! Vou daqui de longe em busca.

    Gilson, das Terras Quentes do Norte para a RPGCON

  8. O que rola na sexta? Chego sexta a tarde.

    Abraços!

    Gilson, das Terras Quentes do Norte

  9. Arquimago disse:

    Cara, não ir está sendo cada vez mais doloroso…

  10. Pô galera, eu também quero um Mamute!

    Rocha, pode deixar um separado pra mim também que quando vocês voltarem à BH eu pego com vocês.

  11. Shido disse:

    Eu mal posso esperar para pôr as garras no meu exemplar!

    Muito ansioso para ler sobre o "aproveitamento da pirataria" (é algo sobre que tenho muita curiosidade, principalmente levando em conta casos de "pirataria autorizada" existentes por aí — Cory Doctorow disponibiliza seus romances em pdf via Creative Commons; o Eclipse Phase foi disponibilizado pelos próprios criadores) e sobre a cerveja mais indicada para um dado RPG — é hábito haver cerveja nas sessões com meu grupo do RS, e interessa refinar tal hábito!

    E ainda tem os DIYs, e o artigo sobre o Busca Final (premissa genial, IMO), e… cacete, TUDO tem cara de ser interessante! (O que me deixa com um sorriso de orelha a orelha por ter tido a oportunidade de fazer parte dessa iniciativa mais que bacana.)

    Só não gosto do Tópicos e Trolls, por pura inveja — não vou no evento, logo, não vou poder participar dos jogos & beberagens que com certeza vão rolar. Não rola postar um actual play do T&T aqui no blogue depois do evento?

  12. Tek disse:

    Shido, pode esperar por coisas de T&T mais rápido e próximo do que você imagina!

  13. Lourival Dias - LDrow disse:

    Ei como faço pra comprar o meu? Não fui a RPGCon, mas queria dar uma olhada no Mamute!

    Até!

  14. John Bogéa disse:

    Quero comprar um também, como faço?

  15. Jaime Daniel disse:

    E logo a venda na d3store!!!

Trackbacks for this post

  1. Tweets that mention Chegando a RPGCON e o Mamute! -- Topsy.com
  2. Admirável mundo novo « Aos quatro ventos

Comments are now closed for this article.