Uma nova data de lançamento para o GURPS

E parece que sobre o lançamento do GURPS no Brasil pela Devir, que se extende por inacreditáveis quatro anos, se aproxima do final. Anunciado inicialmente para Julho, o primeiro dos dois Módulos Básicos do sistema genérico de Steve Jackson parece que chegará as lojas em Setembro, com um formato e preços bem interessantes segundo o comunicado de ontem do Otávio, editor da Devir:

Anunciado para o mês de Julho, o GURPS 4ª Edição Módulo Básico: Personagens, estava pronto, mas antes de podermos dar a aprovação final para a gráfica, tivemos um contratempo.

Buscando trazer o GURPS para o Brasil ao preço mais acessível possível, estávamos conversando com a Steve Jackson Games sobre a possibilidade de produzirmos o livro em preto e branco, para oferecermos aos jogadores a opção de um sistema genérico barato, facilitando também a iniciação de novos jogadores no hobby, especificamente num sistema para o qual temos grandes planos futuros.

Durante essas discussões, descobrimos algumas pendências contratuais que precisavam ser resolvidas antes que pudéssemos lançar o livro. Iniciou-se então um processo de renovação do contrato da Devir junto à Steve Jackson.

Por um lado, essa conversa trouxe bons resultados pois adiantou outras conversas, sobre outras linhas de produtos da Steve Jackson nas quais temos interesse… como por exemplo, Munchkin, que queremos voltar a produzir o mais rápido possível, e também… outras surpresas!

Mas agora está tudo resolvido e seguiremos adiante onde havíamos parado. Logo receberemos as provas da gráfica para aprovação e então as máquinas começam a rodar!! As lojas já poderão iniciar suas reservas a partir da próxima semana e o livro sai agora em Setembro!!

Uma notícia que eu venho segurando há algum tempo… e estou muito ansioso pra falar é sobre o preço do livro. Lembrando que se trata de um livro Capa Dura, em papel couchê, e de 336 páginas. Chegamos a um preço que acredito que será extremamente satisfatório. R$61,50.

Contudo, queria pedir desculpas pelo atraso, uma vez que o livro fora anunciado para Julho e não era a intenção original que atraso algum acontecesse, mas diante da escolha de lançá-lo a um valor mais alto, ou aguardar uma resolução da Steven Jackson para lançarmos em um formado que atenda melhor o mercado nacional e ainda encaminhar projetos para o futuro, fizemos o que tínhamos que fazer.

Acredito na compreensão de todos e deixo sempre aberto meu email otavio@devir.com.br para responder quaisquer dúvidas ou questionamentos. (Inclusive, hoje respondo os e-mails sobre esse e outros assuntos!)
Atenciosamente,

Otávio A. Gonçalves

Editor – Devir Livraria


Achei tanto o preço como o formato excelentes para o mercado nacional, em uma pegada parecida com a estratégia muito bem sucedida utilizada pela editora Jambô com seu Mutantes & Malfeitores. A real é que aqueles que piravam muito mesmo no GURPS e prefeririam a versão colorida “de luxo” importada, já a compraram faz tempo. Então o foco agora tem que ser naqueles que não conhecem ou jogam o sistema, ou que querem ter os manuai básicos também em português para referência. E nesses casos o preço vai ser um fator importante.

E bem legal a postura do Otávio de trazer um pouco do backstage da negociação e processo com a Steve Jackson Games, mas isso poderia ter vindo um pouco antes né? Tipo no início de Agosto… Novamente a imagem da Devir sofreu um arranhão, e muitos já dizem que só acreditarão de verdade nesta previsão de data quando verem o livro nas estantes da livraria. E quem pode culpá-los depois de tanto tempo?

E Muchkin vai voltar a ser produzido! Muito, mas muito bom! Sobre outros jogos, meu coração gostaria de In Nomine, mas sei que não faria nenhum sentido. Aposto muito mais nos tais Cthulhu Dice e Zombie Dice, que estão bombando muito lá fora e parecem serem simples e divertidos.

Comments are closed.