FreeMarket – Mr. Smile [Parte 2]

FMlogo

Dois dias após a criação dos personagens e do MRCZ, tivemos nossa primeira sessão de verdade de FreeMarket, e o resultado foi extremamente divertido!

Começamos com o Agregador (o Mestre, e também o sistema que gere os recursos de FreeMarket) enviando uma mensagem para os quatro membros do novo MRCZ para avisá-los que o grupo havia sido aprovado, e que sua “base” de operações seria a sala 363 no setor 17 da estação. Relembrando, na sessão de criação de personagens, os jogadores se saíram com um MRCZ chamado Mr. Smile, cujo propósito é produzir a melhor diversão sintética da estação espacial. Os seus integrantes são:

  • Hinata: Uma patricinha socialite especialista em manipular pessoas e definir/descobrir o que é cool.
  • Buck Seaside: Traficante de uma família hardcore de criminosos terrestres que foi para FreeMarket fugindo de ameaças.
  • Insomniac: Químico e inventor, desenvolveu uma substância chamada NYX que provoca alucinações baseadas nas memórias de outras pessoas. Saiu de seu antigo MRCZ, a Flower Lotus, para criar a Mr.Smile.
  • Carl TBKIII: Clone de um famoso ator de inúmeros feeds de video, tentando fugir de sua identidade genética.

Todos os quatro recebem o ping do Agregador com a localização do HQ do novo MRCZ e se dirigem para lá. Hinata e Carl são os primeiros a chegar na portinha de número 363, e enquanto se dirigia para lá, Carl recebeu uma mensagem de TBKI, um dos outros clones de Toby King, insistindo para que ele retornasse ao seu antigo MRCZ, os Toby Kingz, e que juntos poderiam desenvolver uma forma de alterar sua predisposição genética a dependência química. Carl, mais interessado em descobrir que tipo de alucinógeno poderia criar com seu novo grupo ignora a mensagem, e se encontra com Hinata, que ainda não conhecia. Os dois formam um par um tanto estranho, já que enquanto Carl se esforça para passar desapercebido, com roupas gastas e monocrômicas, Hinata é um outdoor ambulante de todas as últimas (e possívelmente futuras) tendências da estação.

A dupla entra na sala que vai servir de base para o Mr.Smile (até que eles consigam mais Flow e arrumem mais espaço), e são recebidos por Lucca Redemption, uma das fundadores da MRCZ Pureza Radical, um grupo de vegans straight-edges dedicados a levar uma vida absolutamente saudável, difundir a prática de atividades físicas e produzir comida orgânica para estação. A Pureza Radical foi criada uns dias antes e já tomou a primeira metade da sala, deixando os integrantes do Mr.Smile com os fundos. Aliás, sala é uma definição um pouco positiva demais, já que é na verdade um pedaço do sistema de refrigeração da estação que foi desativado, mas que ainda recebe uma constante corrente de ar gelado que torna o lugar quase inabitável…

Enquanto Hinata e Carl se ajeitam em sua nova moradia e socializam com os membros da Pureza Radical, Buck Seaside,  o terceiro membro do grupo chega ao humilde e gélido quartel-general do MRCZ. Buck já conhecia Carl, com quem já havia negociado alguns de seus produtos. Os três conversam um bocado sobre a organização do espaço, trocam impressões sobre a Pureza Radical, e Carl pede a Buck uma dose para que ele possa relaxar um pouco. Buck lhe dá sua última dose, e Carl faz uso dela no banheiro, para não ser visto pelos membros da Pureza Radical e evitar aborrecimentos.

Logo após Carl injetar seu café da manhã, os integrantes do Mr. Smile recebem uma visita inesperada: Toby King, uma das maiores celebridades de FreeMarket (e matriz para os modelos TBK) entra no duto tranformado em base dos MRCZ e se dirige as 3 figuras do Mr.Smile, enquanto Carl decide correr e se trancar no banheiro. Ele se apresenta, embora não fosse realmente necessário, e após um breve interlúdio no qual o cão mecânico de Buck retirou Carl a força do banheiro, os quatro se sentaram para conversar. Toby King diz que foi recomendado por Mya Lee (uma desavença de Hinata, e que provavelmente não sabe que ela faz parte do MRCZ) a pedir algo feito pelos fabricante da NYX (substância desenvolvida por Insomniac, que ainda não deu as caras…), e portanto, faz uma proposta ao grupo: que desenvolvam uma substância completamente nova e divertida para a festa mega-exclusiva que vai dar no dia seguinte. Em troca, os quatro membros do MRCZ serão convidados e poderão potencializar a reputação do grupo. Os três integrantes da Mr.Smile aceitam no ato a proposta, mesmo sem Insomniac, que tem as melhores habilidades de produção, estar presente…

Enquanto isso, Insomniac acorda tarde e com os efeitos das horas de trabalho acumuladas nos dias anteriores, quando ainda pertencia ao MRCZ Flower Lotus, e percebe que recebeu inúmeros pings, sendo um deles do Agregador e o restante do tal Carl, que compôs o novo MRCZ com ele, e parece desesperado para saber que horas ele chega na nova sede. Insomniac sai de seu dormitório casulo, agradecendo por ter passado só uma noite ali, e pega o trem magnético em direção ao setor 17. No entanto, dentro do vagão Insomniac é abordado por 4 indivíduos incrivelmente parecidos entre si, que tentam intimidá-lo a não fornecer nenhuma substância alucinógena a um dos Toby King’s. Insomniac resiste a tentativa de intimidação, embora um tanto confuso sobre o que estava realmente rolando.

Quando ele chega na sede gelada do MRCZ, as coisas passam a fazer mais sentido: Carl é um clone do astro Toby King, e um antigo membro da MRCZ Toby Kingz, dedicada a adoração e recriação das obras do ator. Ele já conhecia Hinata, que teve um relacionamento com Karin, também da Flower Lotus, e Buck, com quem já havia negociado algumas vezes. Eles atualizam Insomniac sobre o pedido do Toby King original, e ele em resposta diz de seu encontro com o MRCZ bizarro no metrô. Carl o assegura que os Toby Kingz são inofensivos, e que eles não podem perder a oportunidade que apareceu por conta deles. Enquanto debatem o que precisam para começar a produção, o grupo é interrompido por Fúria dos Céus, outro membro fundador da Pureza Radical. O gigante tatuado pergunta ao grupo se eles aceitam alguns mojitos sem álcool, e logo depois faz um pedido: que eles não produzam substâncias alucinógenas ali dentro, para que não contaminem o ar com produtos químicos. Após um breve debate, eles decidem que utilizarão o banheiro para a criação de seus produtos, e os membros da Pureza Radical saem contentes para correr uma maratona.

Os integrantes da Mr.Smile se dividem para realizar todos os preparativos: Carl e Buck Seaside saem em busca de alguns ingredientes químicos; Hinata se empenha em conseguir as roupas mais descoladas para todos; e Insomniac começa a colocar a mão na massa para tentar produzir algo que viva à altura da expectativa de todos.

Hinata, em sua peregrinação por studios, atêlies e casas de impressão consegue o design de algumas das roupas mais malucas e provocantes que seus companheiros já usaram! Mas no caminho de volta para o MRCZ é surpreendida por Karin, a integrante da Flower Lotus com quem teve um longo relacionamento e pelo qual Hinata ainda se sente culpada pelo fim. Karin lhe pede que se junte a Flower Lotus, assim como o restante dos integrantes da Mr.Smile, já que a FL vai avançar de nível em breve, e terá mais vagas para membros. Diz também que teme o que Jake Floss, um dos líderes da Flower Lotus pode fazer ao descobrir que  Insominiac não só roubou a fórmula do NYX de seu antigo MRCZ, como também criou um grupo concorrente. Hinata prometeu pensar no assunto e se despediu de Karin de volta a sede do Mr.Smile.

Enquanto isso,  ao retornarem com os produtos químicos pedidos por Insomniac, Buck e Carl são interpelados no metrô por um homem vestido de maneira um tanto formal que se apresenta como Howie Giovanni. Ele puxa conversa, e logo oferece um belo relógio antigo para Buck Seaside, que o questiona e descobre que Howie havia sido contratado para matá-lo, assim destruir suas memórias mais recentes (em especial a da noite anterior, na qual viu Nancy Calldrow, namorada de Jake Floss, ficando com outro cara em uma festa). Buck e Carl resistem a tentativa de assassinato, e Seaside acaba matando Howie Giovanni com sua espada. Buck pega a pistola de girofoguetes do corpo do assassino e a entrega a Carl, e após alguns minutos é avisado pelo Agregador que recebeu um Frownie (uma “carrinha triste” ou um “dislike” que te tira Flow se não for removido em algumas horas) de Giovanni devido ao roubo de sua arma…

Finalmente Insomniac coloca as mãos na massa e começa a produzir a substância química para a festa de Toby King. Embora o processo seja relativamente tranquilo (ele não teve que queimar nenhuma de suas interfaces ou tecnologias), uma impureza acabou prejudicando o processo. Em termos práticos, como ele teve dois pontos de margem de sucesso, pôde definir duas das tags de sua nova droga, enquanto a terceira foi definida por mim, o mestre. Deixo vocês descobrirem qual foi que coloquei!

To be King (Tech 1) [Tags: Ephemera, Sensorial, Paranoide]

Os quatro integrantes do MRCZ se reúnem e trocam informações e impressões sobre o que viram e o que devem fazer nas próximas horas antes da festa. Buck Seaside recebe uma mensagem de Howie Giovanni lhe pedindo sua arma de volta, e eles marcam de tomar um café e discutir sobre isso e o Frownie. E antes dos membros da Pureza Radical retornarem da maratona, Insomniac decide colocar um pouco da sua nova criação no filtro de água gelada dos vizinhos…

Todos os integrantes, com exceção de Insomniac, acabaram a sessão com mais Flow do que começaram, então o Flow do MRCZ subiu em relação ao início da sessão, mas não o suficiente para que façam um teste para que a Mr.Smile se torne uma MRCZ de nível 2.

___________________________________________________________________________________________________

A primeira sessão foi muito divertida! Todo mundo, eu e os jogadores, estamos ainda pegando as manhas do sistema, mas algumas coisas ficaram evidentes muito rápido pro grupo, como a vantagem de se ter mais de uma pessoa participando de um desafio (mesmo que ela não seja muito boa naquilo). Por outro lado acho falta pegarem a noção que as Experiências podem serem usadas para uma ampla gama de coisas – tipo Cultivation que pode ser usada tanto pra fazer alucinógenos, como plantar alguma coisa ou construir uma máquina! Espero na próxima sessão evidenciar isso ainda mais, em conjunto com as memórias dos personagens, outro fator crucial, e do qual todos os plots foram gerados (Toby Kingz, a Flower Lotus, etc.). Aliás, esse lance das memórias merece um post especial no futuro!

2 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Caraca, muito viagem isso, é um clima bem diferentão prum RPG. Pena que usar cartas – ainda mais, cartas específicas – pode inviabilizar um pouco uma partida online. O Freemarket só é vendido em pdf, ou em print também?

  2. Rocha disse: (Author)

    Ele é vendido em print, em uma caixa magnífica e um tanto cara: http://projectdonut.com/freemarket-products/

    Eu comprei a minha no ebay e veio autografada e praticamente nova, mas dei muita sorte, é bem raro achá-la por lá :/

Comments are now closed for this article.