Um lugar para chamar de lar (e discutir teorias de design de jogos!)

Volta e meia me pego lendo e pensando sobre game design, não só especificamente de RPG, mas teoria geral de design de jogos. O que é algo que um monte de gente deve fazer também. O problema é que depois que leio algo do qual discordo completamente, ou que me empolga a explorar suas possibilidades, meu primeiro impulso é debater e tentar perceber outras perspectivas sobre a parada. Só que no caso do game design, não existe um espaço bacana, voltado pra isso em língua portuguesa, e a solução, pelo menos no meu caso, é acompanhar discussões gringas (que muitas vezes já estão bem avançadas) no Story Games ou sentar no boteco com o Giltônio ou Eduardo pra encher a cabeça deles.

De um tempo pra cá temos visto um aumento brutal na produção de RPGs em português (e a partir de agora acredito que será a vez dos board e cardgames), mas embora a prática e produção estejam de vento em popa, a discussão teórica me parece praticamente inexistente, e quando ocorre é bem fragmentada em podcasts, twitter ou blogs. A impressão que eu tenho é que, de forma geral, não estamos conseguindo construir um acúmulo, uma massa crítica de teoria, e sim elementos picotados que não conversam muito entre si. Todo mundo comenta sobre os gêneros e temas de nossos jogos – “olha um jogo de fantasia medieval ou urbana, um de zumbis, um baseado em tal gênero de filmes, outro de horror espacial”, mas debatemos muito pouco as mecânicas, os sistemas, as escolhas dos autores, e isso me parece super estranho, passa uma impressão que são jogos isolados, que não se aproveitam do que foi criado antes e nem que trazem novos elementos para o que vier daqui pra frente, o que obviamente não é o caso né?

Pensando nisso, um grupo de camaradas empolgados com o debate sobre game design começou a conversar por e-mail sobre formas de criar um espaço para esta função por aqui. Logo chegamos a conclusão que este espaço já existe, o Garagem RPG, embora esteja um pouco abandonado e precise de uma ou outra alteração pra ser tornar mais acessível e prático. E é exatamente isso que está acontecendo lá agora: o Cochise criou uma área para discutirmos alterações no fórum do Garagem RPG, e as discussões na seção teórica estão sendo retomadas aos poucos.

O que você acha que seria necessário para que esta ideia deslanche? O que gostaria de ver ou debater em um espaço voltado ao design de jogos? Se a proposta te interessa, bora participar e fazer do Garagem RPG um lugar do caralho!

4 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Rovalde disse:

    1. Rocha, eu já ví, em outras ocasiões, esse esforço para criar um lugar de debate de design de jogos. Na minha experiência, a ideia morre quando não existe um grupo moderando e esquentando as discussões. Coisa que não deveria ser normal, mas acontece.

    2. Acho que a discussão por ela só é legal, mas como a maioria dos debatedores são tb produtores de conteúdo, em seus Blogs, editoras, sites, etc, Logo que a discussão fica legal eles migram seu conteúdo e suas conclusões para esses lugares, saindo e encerrando a discussão.

    3. Outra coisa que sinto falta é de um debate prático, onde as discussões culminem na criação/derivação de um produto. Como, por exemplo pegar um RPG conhecido e mudar as regras e no final se ter um material resultante (gratuito ou não) para download. Tudo fundamentado por um conjunto de conceitos estabelecidos pelos teóricos.

    4. Se a Garagem é o lugar ideal para esse tipo de coisa eu com certeza pretendo frequentá-la! =D

    • Rocha disse: (Author)

      Ei Rovalde!

      Acho que se tiver uma galera empolgada podemos avançar, nem que seja um pouco. Penso que talvez não seja necessária uma coordenação centralizada, mas um espaço onde as pessoas puxam e coordenam os temas que os interessam mais profundamente. Por exemplo, estou organizando o tal post com material em português sobre game design, depois farei um gringo, e eventualmente vou puxar uma discussão semanal sobre um livro de game design bem conhecido, o Rules of Play. Enquanto isso outra pessoa pode puxar algo mais ligado ao freeform, ou a discussão do The Forge, enfim, o que acho foda é centralizar em um só.

      Também não me importo da discussão vazar para outros espaços, desde que ela também aconteça neste espaço central, pelo visto será o Garagem. Eu mesmo pretendo fazer uns posts cruzados, mas acho importante sempre referenciar de onde a discussão vem e onde encontrar mais material.

      No caso da discussão prática, ela até tem rolado no Garagem com o pessoal debatendo seus jogos mais recentes. Acho demais essa ideia sua, e logo vou puxar um tópico lá propondo que mecânicas do Marvel Heroic RPG o pessoal acha que são canibalizáveis!

  2. Já estive lá postando minhas aflições e reflexões em busca de outros olhares. Consegui alguma coisa, mas foi muito pouco. E confesso que pouco contribuí com outros. Pelo menos meu pepino mais nível Bíblico está chegando ao fim e meu sistema ganhou um formato que me agrada, então devo contribuir com esta nova etapa.

    Gilson

  3. Então, aproveitando o ensejo de fomentar a discussão de Game Design teórico aqui no Brasil, estou iniciando o desenvolvimento de um workshop, que será ministrado no Senai e na Unigranrio do RJ que trata exatamente disso! Em breve coloco mais novidades sobre o curso! Vou entrar constantemente lá no garagem e tentar dar um gás nesse movimento junto contigo Rocha! Conte comigo!

    Forte abs!

Comments are now closed for this article.