Indicados ao ENnies 2012

Na última sexta foi divulgada a lista dos indicados aos ENnies, um dos prêmio mais importantes do RPG gringo, característico por ser definido em grande parte pelo voto popular. O ENnie foi criado pela ENWorld em 2001 como um evento anual que ocorre tradicionalmente durante a GenCon (que este ano ocorre entre 16 e 19 de Agosto), para premiar os melhores lançamentos de RPG do ano em diversas categorias.

No ENnies uma série de títulos são indicados por juízes, e depois abertos para escolha do público, o que torna o prêmio divertido por ser também uma medida de popularidade do que as pessoas estão jogando por aí.  E se em 2011 vimos uma lista de indicados repleta de jogos não-d20, com muitos indies, a lista de indicados de 2012 continuou com essa tendência com um bocado de variedade! Abaixo a lista de indicados e alguns comentários nas categorias com as quais me importo:

Melhor Aventura

Pelgrane Press destruindo com nada menos que três indicados na categoria! Duas delas são do Rastro de Cthulhu, espero que a RetroPunk as lance por aqui, mesmo que em formato eletrônico. Também achei foda a Open Design do Wolfang Baur aparecer – eles estão produzindo aventuras excelentes para D&D e Pathfinder a um bom tempo.

Melhor Acessório

Melhor Arte de Capa

Achei todas legaizinhas, nada que tenha se destacado…

Melhor Arte Interior

Do: Pilgrims of the Flying Temple <3! Arte estilosa, diferente, projeto gráfico super bem feito, enfim… Mas todo mundo elogia muito o The One Ring: Adventures over the Edge of the Wild  e o livro parece ser realmente maravilhoso.

Melhor Blog

Bicho não acompanho mais nenhum… Mas esse Gaming as Women parece ser foda pelo que vi!

Melhor Cartografia

Melhor Produto Eletrônico

Só queria comentar que acho GURPS Social Engineering a melhor ideia de todos os tempos : )

Melhor Produto Gratuito

Acho bem cretino que a lista de melhores produtos gratuitos seja composta só de quickstart de jogos maiores (e pagos)… Se for assim acho que essa categoria nem precisava existir!

Melhor Jogo

Agora sim! Ótima lista, todos os jogos parecem excelentes! Fiquei feliz de ver o Hollowpoint na lista, jogo dos mesmos caras do Diaspora, mas que passou meio desapercebido esse ano, não vi muita gente jogando ou comentando. Tomara que a indicação mude isso! Mas no fim das contas todos sabemos qual jogo vai levar esse ENnie: Marvel Heroic Roleplaying Basic Game!

Melhores Miniaturas

Melhor Livro de Monstros/Adversários

Melhor Podcast

Destes só acompanho o Jennisodes, e dúvido que a empolgada Jen não leve o ENnie. Ela tem feito um trabalho impressionante em seus mais de 100 episódios!

Melhor Produção

Pelo que vi essa Pathfinder Roleplaying Game Beginner Box da Paizo é linda, e contando a força da comunidade deles, acho que levam esse prêmio, embora o Vampire: The Masquerade 20th Anniversary Edition possa dar uma pressão. Nostalgia, sabem como é né…

Melhor Produto Relacionado

Só ouço coisas boas do Complete Kobold Guide to Game Design, tá na minha lista de leituras faz um tempão…

Melhores Regras

Destes não conhecia o Spellbound Kingdoms e nem o mashup Lorefinder, que me parece uma ideia incrível! Os outros três – Bulldogs!Hollowpoint e Marvel Heroic Roleplaying Basic Game são excelentes, mas a gente sabe que essa também vai ser do MHR.

Melhor Cenário

Pelo visto esse é o ano dos cenários de investigação, e portanto, da Pelgrane!

Melhor Suplemento

Bizarramente nunca vi e nem ouvi falar de nenhum destes – acho que é a seleção mais tradicional de uma categoria até agora.

Melhor Website

See Page XX – The Pelgrane Press Webzine é o que deveria ganhar, mas no mundo real quem vai levar deve ser o Pathfinder Wiki. Achei engraçado listarem o D&D Insider, ainda mais depois do anúncio do cancelamento do Vitual Game Table

Melhor Texto

Não li nenhum destes embora tenha o Stealing Cthulhu… Todos parecem ótimos!

Produto do Ano

Essa é “A Categoria”. Ano passado foi do Pathfinder, e em 2012 deve ficar novamente entre ele com o Pathfinder Roleplaying Game Beginner Box e o Marvel Heroic Roleplaying Basic Game. O restante são jogos bacanas mas que não tem a força pra mover uma votação em massa como estes dois, mesmo sendo de editoras fortes como a WoTC e a Steve Jackson Games.

Se ano passado as editoras que lideraram as indicações foram a Evil Hat, Paizo e Green Ronin, este ano as coisas mudaram um pouco:

  • Pelgrane Press – 9 indicações
  • Wizards of the Coast – 8 indicações
  • Paizo Publishing – 7 indicações
  • Green Ronin – 5 indicações
  • Cubicle 7 – 5 indicações
  • Open Design – 4 indicações
  • Steve Jackson Games – 4 indicações
  • Kenzer and Co. – 3 indicações
  • VSCA Publishing – 3 indicações
  • Margaret Weis Productions – 3 indicações
  • Fantasy Flight Games – 3 indicações

Por mais que a gente fale de uma entressafra na Wizards, na qual eles realmente não lançaram nada extremamente notável, dá pra ver que os lançamentos da editora como um conjunto continuam ressonando de alguma forma – seja pelo menos pela produção excelente. Também não podemos esquecer que o ENnie era originalmente um prêmio para o sistema d20, então nada mais normal que ainda tenha um pouco essa pegada. O que chama mesmo atenção é a Pelgrane destruindo com 9 indicações, a maioria pulverizada em diversos produtos, assim como a WotC. Na verdade essa foi uma tendência esse ano, ao contrário de 2011, onde tivemos um jogo com 6 indicações (Dresden Files) e vários com 3 ou 4 entradas na lista. Em 2012 os produtos mais indicados foram:

3 Indicações:

  • Pathfinder Roleplaying Game Beginner Box (Paizo)
  • GURPS Horror, Fourth Edition (Steve Jackson Games)
  • Hacklopedia of Beasts (Kenzer and Co.)
  • Hollowpoint (VSCA Publishing)
  • Madness at Gardmore Abbey (Wizards of the Coast)
  • Marvel Heroic Roleplaying Basic Game (Margaret Weis Productions)

2 Indicações:

  • The One Ring: Adventures Over the Edge of the Wild (Cubicle 7)
  • Cthulhu Britannica: Shadows Over Scotland (Cubicle 7)
  • Stealing Cthulhu (Graham Walmsley)
  • Cthulhu Apocalypse: The Apocalypse Machine (Graham Walmsley & Pelgrane Press)
  • The Investigator’s Guide to Occult London (Pelgrane Press)

Olhando assim a lista fica muito mais curiosa não? Provavelmente esta foi a edição do ENnies mais equilibrada que já vi, com vários jogos no páreo! Como é votação popular acredito que os grandes vencedores serão o Pathfinder Roleplaying Game Beginner Box e o Marvel Heroic Roleplaying Basic Game, mas vai ser interessante ver como a Pelgrane, que destruiu nas indicações vai se sair na votação com tantos produtos legais pulverizando os votos. Tomara que mandem bem, é uma editora super consistente, que tem lançado material diferente e de qualidade a um bom tempo!

 

 

2 Comentários

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Scizornl disse:

    Arte interna de Do e The One Ring são apaixonantes. Só achei meio broxante é lembrar do fato que a arte interna de Dragon Age RPG na Jambo é P&B e na gringolandia é colorido. ='( Como melhores regras eu prefiro aqueles focados com preparação rápida e bacana, não sei como é o do MHR, mas o Cosmic Patrol e Do são bons.

    A categoria mais non-sense realmente foi as “aventuras gratuitas” muitas pessoas, principalmente no fórum da EN World tão pagando muito pau pela categoria.

    Rezando aí para Cosmic Patrol, Ashen Stars, Do. Eu não sou um Marvete!

  2. Thiago disse:

    Com o cacife que a Pelgrane Press vem ganhando com estas indicações, quero ver ano que vem quando o 13th Age já tiver saído. E também teremos o Shadows of Esteren no páreo!

Deixe um Comentário

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar!