Tons de Cinza #04 – As 3 Perguntas Fundamentais

Depois de um trilhão de anos (8 meses!) o Tons de Cinza está de volta!

Desta vez o tema são as já famosas 3 Perguntas do Jared Sorensen, ou como eu chamo aqui, as perguntas fundamentais para o processo de criação de um RPG, ou mesmo de qualquer jogo de forma mais geral, que são:

  1. Sobre o que é seu jogo?
  2. Como seu jogo garante que isso aconteça?
  3. Que comportamentos seu jogo recompensa?

Com tanto tempo parado acho que retrocedi bastante na habilidade que estava desenvolvendo, e assim, nos últimos 5 ou 10 minutos da gravação minha falação perdeu um pouco o foco… Mas acho que ainda está minimamente compreensível. Pelo menos a parte importante de verdade é até os 30 minutos!

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Notas do episódio:

7 Comentários

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  1. Julio Matos disse:

    Grande explicação!

    Não deem bola para o que ele disse sobre os 10 minutos finais, por que é um exemplo prático sobre o que fazer (e o que não fazer) na hora de definir suas perguntas.(e obviamente por que fala do meu jogo :D)

    Abraço!

  2. Olá Rocha,

    Gostei do podcast. Ele está “minimamente compreensível” sim. ;)

    Tive algumas dúvidas, mas que mais me incomoda por ora é esta: você disse que as três perguntas são um processo da criação do rpg, um “espectro” que leva da definição conceitual do jogo à mecânica e que o cenário/ambiente do jogo não deve ser confundido com este processo. Queria saber, em que momento haveria este contato de conceito de jogo, mecânica e cenário/ambiente?

  3. Daniel Violato disse:

    Podcast fodástico!

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