RPGenesis – semana do editor!

Começou nesta segunda dia 11 a primeira etapa do RPGenesis 2014! Pra quem não conhece o RPGenesis é é um evento internacional de desenvolvimento de RPGs totalmente horizontal, que não depende de nenhuma editora ou organização, e não tem vencedores no esquema tradicional dos concursos que temos por aí. Justamente por isso oferece uma atmosfera extremamente convidativa para quem quiser fazer suas primeiras incursões no design e criação de jogos!

Outra sacada esperta do RPGenesis é sua divisão em duas fases distintas: a Semana do Editor e a Semana do Autor.

Na Semana do Editor, que já tá rolando até do dia 17 de agosto, a intenção é criar algo mais para um RPG que de alguma forma já exista. Este algo a mais pode ser rever, traduzir, expandir, adaptar, simplificar, criar novos cenários, regras, material de demonstração, seja o que for que expanda o RPG por você escolhido para editar. Neste caso vale usar tanto um jogo criado por você previamente, ou o jogo de outra pessoa, desde que o autor original dê permissão para usá-lo.

Já a Semana do Autor acontecerá entre 25 a 31 de Agosto, e o objetivo para os participantes é escrever no mínimo cinco mil palavras para um novo RPG. A palavra de ordem é escrever, escrever, escrever. Pôr ideias novas no papel para mais tarde as aperfeiçoar. Terminar a primeira versão de seu RPG nesta semana e quem sabe, deixar as dúvidas e modificações menores para a Semana do Editor do próximo ano!

Para se inscrever em qualquer uma das semanas que compõem o RPGenesis basta acessar o site do evento e preencher um micro questionário!

Devido tanto ao Versus, como a meu carinho especial pelo RPGenesis (que me levou a desenvolver meu primeiro jogo!), decidi participar de ambas as semanas este ano. Mas logo apareceu a primeira dúvida, o que fazer na Semana do Editor? De cara sabia que deveria pegar um jogo que eu mesmo tivesse criado para aparar as arestas e olhar com olhos descansados, e embora tenha ficado muito dividido entre o Transmissões (Game Chef Brasil 2013) e o Caduceu (Versus de Março), e embora esteja com os dedos coçando para mexer no Transmissões, acabei indo de Caduceu, por ser um jogo menor e com o qual posso brincar inclusive com playtests por ser feito par apenas dois jogadores.

Então esta tarde vou começar a reler e destrinchar as páginas do Caduceu e relatar meus avanços por aqui. Já marquei alguns playtests com amigos de BH, mas se alguém interessar e tiver tempo livre na quinta e sábado podemos tentar por hangout também, afinal o jogo dura apenas uma horinha!

E vocês, estão trabalhando em alguma coisa nesta Semana do Editor?

Comments are closed.