Jogos Criados no Versus!

Logo Versus

No início de 2014 eu e o Encho resolvemos bater uma aposta – quem conseguiria criar mais jogos até o final do ano, sempre com o período de concepção e criação destes jogos limitados em um mês! Foi uma experiência bastante frenética, e como ficou perceptível, que eu não consegui acompanhar por muito tempo – ao final de nove meses criei 4 jogos, enquanto o Encho fez 7 (+1 que foi fora do prazo), sendo o grande vencedor da brincadeira.

Mas de qualquer consegui produzir protótipos legais, alguns que merecem realmente serem trabalhados com mais tempo e cuidado. Abaixo seguem os links para baixar os 12 (!!!) jogos resultantes do experimento Versus. Só tenha em mente que estes são protótipos, concebidos e escritos na correria de 30 dias. Certamente haverão erros e inconsistências, mas esperamos que no meio de tudo isso, também existem boas ideias e mecânicas a serem testadas e apropriadas!

Janeiro

A Brecha [Encho#1]

Um jogo de descrição e de discrição. Os jogadores controlam centrais de robôs, que devem seguir uma programação fixa. Porém uma brecha no sistema os permite rebelarem contra o sistema e criar um novo modus operandi, o que pode colocá-los uns contra os outros ou acionar a central, que vai fazer de tudo para tirá-lo de operação.

3-5 jogadores, boardgame descritivo e interpretativo, co-op com um ou mais jogadores inimigo infiltrado.

Miríade [Rocha#1]

Miríade é um jogo narrativo sobre identidade, descoberta e ação. Imagine um dia no qual descobre que existem outras pessoas idênticas a você no mundo. Ainda atordoado por esta descoberta, você percebe que existem indivíduos atrás de vocês, cujas intenções e relação com sua origem não são claras.

Em Miríade todos os jogadores colaboram para construírem juntos uma história de perseguição, investigação e drama, mas dentro deste arranjo existe uma disputa central: um dos jogadores assume o papel da Clínica, instituição antagonista que busca capturar os Protótipos (os personagens do restante dos jogadores), que por sua vez devem descobrir sua origem comum, e escaparem ou desmascararem as intenções da Clínica.

3-5 jogadores, para duas ou mais sessões de 2-4 horas.

Fevereiro

Um é o Bastante [Encho#2]

Um herói, solitário e improvável, é retirado de sua vida comum por algum motivo e atende ao chamado da aventura. Ele precisa vencer um monstro terrível e, por algum motivo, alguma coisa nele, mesmo algo inofensivo, pode ser a chave para a vitória.

2+ jogadores, RPG sem mestre onde cada jogador narra uma cena do mesmo herói ou do monstro.

Março

Brigada dos Quatro [Encho#3]

Este é um jogo sobre auto-conhecimento. Após viver sua vida inteira em uma sociedade militarizada, um grupo de quatro jovens cadetes precisam se virar para sobreviver e agir como um time, enquanto tentam controlar seus impulsos e desejos reprimidos por tanto tempo.

4 jogadores, RPG sem mestre onde a narrativa é guiada por cartas e a história deve ser resolvida em um tempo pré-determinado.

Caduceu [Rocha#2]

[Escolhido como jogo do primeiro trimestre para ser revisado, editado e relançado]

Caduceu é um jogo narrativo para duas pessoas que conta a história de um@ agente que, infiltrad@ no corpo de um@ cientista de uma nação inimiga, deve invadir uma fortaleza viva em busca de uma arma experimental.  Caduceu é um jogo para apenas dois jogadores, que bebe do formato de livros-jogos, mas que se aproveita da dinâmica da dupla de participantes para ser mais aberto que um livro-jogo tradicional.

2 jogadores, uma sessão de 30-60 minutos.

Maio

Trickster [Encho#4]

Entidades místicas, deuses dos ilusionistas, assumem o corpo de mágicos comuns. Todos eles podem alterar a realidade da forma que desejarem, mas a fragilidade de sua carne pode encerrar prematuramente a sua estadia no plano terreno.

3-6 jogadores, RPG onde todos são mestres e cada jogador é responsável por uma mecânica diferente, capaz de narrar certas coisas ou limitar os poderes dos demais.

 

A Ilha [Rocha#3]

A Ilha é um sobre perspectivas conflitantes, vida em comunidade, poderes psíquicos e consequências inesperadas. Nele os jogadores interpretam habitantes de uma ilha isolada do resto do mundo a mais de cinquenta anos, e que subitamente são descobertos. Agora seus habitantes se dividem em dois grupos, aqueles que buscam a integração com o mundo exterior, e aqueles que querem manter o isolamento e a independência.

Tudo isso enquanto uma frota de navios militares e uma comitiva da ONU se aproxima de suas praias!

2-6 Jogadores, uma sessão de jogo de 2-4 horas.

 

Junho

Amazonomachia [Encho#5]

Várias culturas através dos tempos possuem sua própria versão do mito das amazonas: belas e ferozes guerreiras que criam uma sociedade alternativa aonde não existe a presença do sexo masculino e elas são a lei. Mas desta vez todas elas irão deixar suas cidades paradisíacas para se enfrentar em uma guerra sem fronteiras.

2 a 5 jogadores, deck building card game muito tático com uma mecânica com dados para determinar o uso dos poderes de cada personagem

 

Prisioneiro [Rocha#4]

Prisioneiro é um jogo narrativo sobre a sobrevivência e cooperação entre indivíduos até então inimigos, que se encontram isolados após um acidente espacial em um planeta inóspito. Este é um jogo sem o papel tradicional do mestre ou narrador. Suas tarefas são divididas entre os jogadores, e parte importante delas, especialmente definir e apresentar a oposição aos protagonistas, será feita pelo jogador que representa o prisioneiro.

Parte importante de Prisioneiro é a dinâmica entre cooperação e competição. Os jogadores precisam cooperar para conseguirem sobreviver ao ambiente inóspito, um objetivo comum a todos os personagens, mas seus objetivos específicos giram em torno do destino do prisioneiro, e os colocarão em rota de colisão e constante tensão e disputa.

3 jogadores, uma sessão de 2-4 horas.

Julho

ECHΠ[Encho#6]

ECHOE é a conclusão da ideia originou PULSE.

Em um futuro e lugar distante os Observadores do Tempo observam os ecos do passado em busca de conhecimento. Mas quando existem formas de alterar o que já aconteceu eles precisam enviar um operativo através do tempo e espaço para garantir um futuro melhor.

É um jogo onde vários jogadores narram uma história coletivamente controlando um único personagem, que viaja de linha em linha do tempo tentando manter sua mente limpa dos danos causados pelo paradoxo temporal.

3-5 jogadores, uma sessão de 2-3 horas.

 

Agosto

Em Busca de um Lar [Encho*]

[O jogo foi concluído alguns dias depois do prazo de Agosto, mas ainda assim foi finalizado e ficou massa! Então vale uma olhada, mesmo que não conte oficialmente pro Versus]

Este é um jogo extremamente íntimo e pessoal sobre a busca que todos fazemos por coisas que amamos, que temos de mais precioso, que nos faz sentir em paz, em casa. Em Busca de um Lar é um jogo rapido e muito simples mas que pode ser extremamente significativo e profundo. Tudo que você precisa é de papel, lápis e um dado comum.

Jogo solo, cada jornada em no máximo uma hora.

 

Setembro

Tokyo Eihei [Encho#7]

[Escolhido como jogo do terceiro trimestre para ser revisado, editado e relançado]

As Escolas de Sangue são instituições milenares que ensinam não apenas matemática, geografia e história japonesa, como artes marciais e a honra do guerreiro. Tóquio aparentemente é uma cidade pacífica, mas dentro das escolas não acontece apenas treinamento: o dia-a-dia é GUERRA.

Este é um RPG de Anime com foco na narratividade, onde todos os jogadores possuem forte influência sobre o enredo geral do jogo e não apenas o Mestre, que aliás possui um papel interessante de desafio e negociação em prol de cenas mais dramáticas.

3-5 jogadores, RPG onde a montagem de cenas é criada pelo sistema, orientando o trabalho do mestre.

É isso! Esperamos que curta pelo menos algum dos jogos, tem muita coisa diferente ai no meio. E quer saber porque o Versus acabou antes da hora? Clique aqui!

Um Comentário

O que acha? Tem alguma crítica ou sugestão? Só mandar! Deixe um Comentário

  1. Curti bastante esta aposta! Mandaram muito bem! Por isso tu andou meio sumido, heim Rocha?!

Comments are now closed for this article.